NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Vanderlúcio é sabatinado para presidência da Arsec na Câmara, Zito Adrien para diretoria da Ouvidoria e Alex para direção de Fiscalização

Por 22 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta quinta-feira (1), os nomes do ex-diretor da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues, à  presidência da Agência Municipal de Regulação e Serviços Públicos Delegados (Arsec) e também do atual diretor presidente da  autarquia, Alex Oliveira, à diretoria de Fiscalização e do atual secretário de Turismo da capital, Zito Adrien, para assumir a diretoria da Ouvidoria Geral do órgão. 

Vanderlúcio, Zito e Alex irão desenvolver as novas funções a partir do início de janeiro de 2023. Eles serão responsáveis – pelo período de quatro anos – por fiscalizar os serviços sob concessão pública no município de Cuiabá, a exemplo, do abastecimento e tratamento de água e esgoto e assuntos ligados a reajuste da tarifa do transporte público, entre outros. 

Conforme Vanderlúcio, haverá uma reestruturação na Arsec para que ela possa efetivamente fiscalizar os demais setores que estão sob concessão na capital. “É um novo desafio que irei realizar com muito rigor para que os serviços cheguem com excelência aos cidadãos, uma premissa que é assegurada pela administração de Cuiabá, pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Foi uma longa sabatina e esclarecemos aos vereadores as funções da Arsec e ainda detalhamos a prestação de contas da gestão anterior”, declarou.

Durante à exposição, ele reafirmou o compromisso a ser desempenhado e delineou o projeto de trabalho. “Necessário esclarecer que a legislação,  que fundamenta a criação da Arsec, dispõem sobre as funções, como a de fiscalizar e acompanhar todos os serviços delegados que a Prefeitura mantém com as concessionárias como a Águas Cuiabá, transporte coletivo, iluminação pública e resíduos sólidos. Hoje, a Arsec só regula a água e esgoto e, parcialmente,  o transporte público. A parte operacional, no que tange a  fiscalização e acompanhamento dos serviços das empresas de ônibus, está  com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Vamos estruturar a Arsec e fazer com que ocorra a ampliação de suas funções”, comentou Vanderlúcio. 

Zito Adrien, que deixará a Secretaria de Turismo para assumir a diretoria da Ouvidoria da Arsec, agradeceu ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,  pelo novo desafio e destaca o legado que deixará no Turismo com a criação do aplicativo Turismo, além do projeto Viva o Feriado em Cuiabá e a reforma do Museu do Rio (o Alfredo Scaff Hyd), no Porto, que no mês passado passou a abrigar a nova sede da Secretaria de Turismo.  

“Na Pasta do Turismo foram oito meses de trabalho. Nós oxigenamos o setor,  conseguimos fazer o aplicativo, além de duas edições de muito sucesso do projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’, além de outros projetos e legados que ficarão para o meu sucessor. Agora, tenho uma nova missão proposta pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Eu conheço bem esse setor da Arsec, porque já presidi a extinta Sanecap, que era a Companhia de Saneamento da Capital. Fui também diretor da Sanemat, a Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso e ainda, secretário de agência reguladora. Eu conheço bem a dinâmica de administração e eu vou cumprir essa missão, como sempre cumpri, a todas que foram delegadas’, disse Zito. 

O atual diretor presidente regulador da Arsec, Alex Oliveira, que assumirá a diretoria de Fiscalização em janeiro, falou sobre os desafios registrados durante sua gestão na autarquia, principalmente, no período pandêmico.

“Foram muitos desafios, pegamos todo o período de pandemia e mesmo assim intensificamos as fiscalizações, as obras não pararam. Aprimoramos a fiscalização por meios tecnológicos e sistemas que ajudaram a melhorar os nossos trabalhos.  Os vereadores fizeram questionamentos e foi válido porque a gente vai dar continuidade aos trabalhos analisando as ponderações como sempre fizemos e dentro das expectativas”, concluiu.