NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Secretaria Municipal de Saúde começa o mês com ações alusivas ao Dezembro Vermelho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  através da coordenadoria do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, realiza nesta quinta-feira (1), Dia Mundial da Luta contra a AIDS, a abertura da programação do Dezembro Vermelho que prevê o combate ao  HIV/AIDS.  A iniciativa será realizada até às 12h no ambulatório da Coordenação de Assistência Social e Saúde (Cass),  da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a previsão de realizar mil testes, sendo 200 de cada agravo (HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C). Quatro  enfermeiros e dois psicólogos integram a equipe no local.  Atualmente, 4.204 casos de HIV/AIDS estão em acompanhamento, sendo 3.700 no Serviço de Atendimento Especial (SAE) Grande Terceiro e 504 no SAE Norte.

“Também estaremos distribuindo folders  com orientações e esclarecimentos  sobre o assunto e preservativos. Além disso, os testes podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou a coordenadora de Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da SMS,  Mariella Padilha. 

No dia 7, a iniciativa irá contar com a distribuição de kits no Centro de Especialidades Médica (CEM),  e nas Policlínicas do Planalto,  Coxipó, Pedra 90, UPA  Verdão, UPA Morado do Ouro e UPA Pascoal Ramos.

Haverá  também uma ação no Centro Político Administrativo, ainda na primeira quinzena do mês (data a definir),  com orientações e Profilaxia Pré-Exposição  (PrEP), que é uma medicação preparatória contra HIV.  A profilaxia também é ofertada no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Grande Terceiro e SAE Norte (anexo a clínica da família).

Segundo uma  Nota Técnica do Ministério da Saúde a Profilaxia (PrEP) de risco à infecção pelo HIV é liberada para pessoas a partir dos 15 anos,  no caso adolescentes a partir dessa idade e com peso corporal igual ou maior a 35 kg, que apresentem potencial risco para infecção  por via sexual pelo HIV.