NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Abrasel adere à campanha contra violência doméstica promovida pela Prefeitura, Judiciário e Rede de Enfrentamento

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, convidou a diretoria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), juntamente com os seus 200 associados, para adesão à campanha “Não deixe a Violência entrar em Campo” direcionada ao combate à violência doméstica e familiar e que conta com a parceria do Poder Judiciário, por meio da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica de Cuiabá.

A reunião  foi realizada, na terça-feira (30), na sede da pasta e contou com a presença da secretária Cely Almeida, titular da Secretaria da Mulher, e da presidente da associação, Lorenna Bezerra.

De acordo com a Lei Nª 5.844, é obrigatório a divulgação do serviço de Disque-Denúncia Nacional de Violência Contra a Mulher, no âmbito do município de Cuiabá, em bares, casas noturnas, restaurantes, lanchonetes e afins.

“Nós possuímos mais de seis mil estabelecimentos que precisamos dessa aproximação com o setor para que sejamos parceiros nessa luta contra violência doméstica. Entregamos os cartazes à Abrasel para que sejam entregues aos estabelecimentos e assim somarmos esforços para cumprir essa lei tão importante”, disse Cely.

O intuito da campanha é aproveitar a movimentação da Copa do Mundo de Futebol para promover a conscientização popular e dos meios de denúncia como, por exemplo, o Disque 180. 

A lei determina que os cartazes devem ser fixados em locais de fácil visualização dos clientes e o formato deverá manter o padrão A3 (297 milímetros de largura e 420 de altura), com texto impresso e letras proporcionais às dimensões da placa.

A presidente Lorenna Bezerra firmou o compromisso com a prefeitura e ressaltou que o alcance da campanha vai além dos frequentadores dos estabelecimentos.

“Nós iremos disponibilizar os cartazes aos bares e restaurantes associados para que dessa forma possamos atingir tantos os clientes quantos os colaboradores e assim contribuir para diminuição da violência contra mulher”, frisou. 

No último dia 17, bares movimentados de Cuiabá foram visitados pela Prefeitura e Poder Judiciário de Mato Grosso, além de forças de segurança. Na ação, integrantes da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica de Cuiabá fixaram cartazes da campanha “Não deixe a violência entrar em campo” em pontos estratégicos de bares e restaurantes localizados na região da Praça Popular, Praça 8 de Abril e Orla do Porto.

 

*Com informações da assessoria do TJMT