NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Prazo para envio de propostas e sugestões ao Plano Municipal de Cultura será encerrado às 23h59 desta quarta-feira (30)

Será encerrado nesta quarta-feira (30), às 23h59, o prazo para o encaminhamento de propostas e sugestões ao Plano Municipal de Cultura que é construído pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e parceiros. O convite abarca toda população cuiabana.

Através de uma plataforma digital é possível fazer a contribuição. De forma simples e objetiva, basta acessar http://cultura.cuiaba.mt.gov.br/  e fazer o envio das informações.

O processo de construção do plano,  que contou com várias etapas, além da capacitação dos gestores, atualização dos dados do Sistema Nacional de Cultura, organização das informações e agora estamos na etapa do estudo social, que consiste na realização desses encontros que contam com a participação popular.

Encerrada essa última fase da escuta social, já no próximo mês, será feita a compilação dos dados que serão encaminhados para avaliação do Conselhos de Políticas Estruturais. O resultado será apresentado na Conferência Municipal, prevista para o mês de fevereiro, pós carnaval.

O Plano é um dos dispositivos obrigatórios do Sistema Nacional de Cultura e a construção está alicerçada na lei federal nº 12.343/2010 e estadual nº 10.363/2016, que aprovam o Plano Nacional de Cultura e o Plano Estadual de Cultura, respectivamente.

“É algo muito esperado por todos nós cuiabanos que amamos e temos o orgulho de viver em Cuiabá. Precisamos pensar em cultura a longo prazo e isso só se torna efetivo quando é feito de maneira compartilhada. Então, que possamos ampliar esse debate, discutir em audiências públicas. Contamos com o apoio dos nossos servidores, do Conselho de Cultura, dos segmentos, e também dos vereadores”, finalizou Aluízio.

PORTALO  portal já está em funcionamento e pode ser acessado por todo cidadão que deseja contribuir com a construção do Plano, que irá direcionar as ações da Administração Municipal pelos próximos 10 anos. Com a disponibilização do site (cultura.cuiaba.mt.gov.br), a Secretaria pretende tornar esse processo mais moderno e inclusivo, assegurando a premissa da participação popular como preconiza a gestão Emanuel Pinheiro.

Através dessa plataforma, as pessoas podem encaminhar propostas nas áreas Espaços Culturais; Música; Cultura Popular e Folclore; Audiovisual; Artesanato; Gestão Municipal de Cultura; Patrimônio Cultural e Memória; Culturas negras, indígenas, e dos povos e comunidades tradicionais; Cultura Cidadã; Artes Plásticas e Artes Visuais; Eventos e Produção Cultural; Economia Criativa; Artes Cênicas e Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca.

A plataforma foi desenvolvida pela própria Prefeitura de Cuiabá e possui um modelo de navegação completamente intuitivo. Nela, o cidadão pode acessar informações como agenda de debates, notícias, contatos, e ainda enviar suas propostas de acordo com cada segmento cultural. A previsão é de que o Plano esteja pronto para apreciação da Câmara Municipal de Cuiabá até fevereiro de 2023.