NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Planejamento Estratégico – Prefeitura encerra Ciclo de Monitoramento e alinha metas e objetivos para 2023

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento realizou nessa semana, de forma híbrida, o 7º e último Ciclo de Monitoramento da Execução do Plano Estratégico, no auditório do Cuiabá Prev, tornando evidente o nível de maturidade do governo Municipal e o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro com a sociedade cuiabana. Até o momento, Cuiabá alcançou 85% da meta estimada, superando a projeção inicialmente estimada em 65%, o que representa 58,19% das metas conformes.

Durante o encontro, que reuniu gestores, juntamente com suas equipes gerenciais, que atuam na área do planejamento, foram avaliadas as metas e valores executados, referentes ao período de janeiro a dezembro, que compõem as ações do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico – GPE (antigo PDI) – Agenda 2030. Essa metodologia é definida por Eixos Estruturantes, sendo eles, o Desenvolvimento de Políticas Sociais; Desenvolvimento Produtivo; Gestão Pública Participativa e Governança Municipal e Desenvolvimento Sustentável.

“A iniciativa é definida por indicadores de desempenho (de resultados e de esforço), que garanta a geração de valor para os munícipes”, disse o secretário de Planejamento Eder Galiciani.

A condução dos trabalhos foi feita pelo consultor da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e servidor do Tribunal de Contas do Estado – TCE-MT, Drº Paulo Henrique Martins Desidério. Foram observadas a transversalidade entre as Secretarias, perceberam as ações trabalhadas em conjunto para um melhor atendimento dos Programas e Projetos, gerando uma melhor entrega das políticas públicas.

Especialista no assunto, Paulo Desidério define a atuação do município, frente à execução e importância do planejamento estratégico, como bem atuante e participativa. “Com esse acompanhamento mensal, foi possível perceber o envolvimento dos servidores na busca de atingirem as metas. Um ponto elencado foi que, não se faz necessária a preocupação tão somente com os resultados a serem alcançados, mas como também com o comportamento dos indicadores, bem como as tendências para a finalização do exercício”, disse Paulo Desidério.

“Além é claro, do realinhamento das previsões para 2023, como também as possibilidades de reversibilidade das metas não conformes e demais orientações de realinhamento”, acrescentou o consultor.  

Cada secretaria, por meio das equipes gerenciais que integram a Agenda Cuiabá 2030, fez sua apresentação dos resultados alcançados e o que precisa ser alcançado nesse próximo exercício de 2023. Durante o ano de 2022, essas reuniões foram realizadas mensalmente para o pleno acompanhamento dos projetos previstos no Plano de Governo da gestão Emanuel Pinheiro.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, a Prefeitura de Cuiabá tem aproximadamente duas mil ações de iniciativas estratégicas (programas e projetos) para acompanhar os 90 indicadores municipais inseridos no Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas do Estado – GPE/TCE. Isso assegura o cumprimento das políticas públicas municipais ligadas à saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social, entre outros.

Substituindo o antigo Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI), o GPE é um sistema de apoio ao desenvolvimento das políticas públicas municipais, executado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A ferramenta é aplicada em todas as áreas de atuação do Município. Na Prefeitura, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Planejamento. Isso assegura o cumprimento das políticas públicas municipais ligadas à saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social, entre outros.

AGENDA 2030 – A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

“De forma geral, percebe-se forte envolvimento das pessoas na gestão do planejamento estratégico no município. Temos que continuar trabalhando, pois essa é uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro, trabalhar com transparência e segurança”, finalizou o secretário.