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Prefeitura de Cuiabá | Rede pública municipal de Educação avança no resultado da Prova Cuiabá

Estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal obtiveram média de 62,72, na Prova Cuiabá. A média geral da rede, envolvendo estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, foi de 70,4. O anúncio foi feito pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, na terça-feira (13).

Em Cuiabá, mais de 35 mil estudantes participam da Prova Cuiabá realizada no mês de novembro, entre os dias 17 e 21. A avaliação reuniu questões de Língua Portuguesa e de Matemática e foi aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º Ano), e da Educação de Jovens e Adultos (Alfabetização, 2ª e 3ª Fases).

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, as avaliações externas são fundamentais para que a Secretaria e as unidades educacionais possam nortear o planejamento das ações pedagógicas com vistas a oferecer um ensino de qualidade, a partir dos investimentos pedagógicos e em estruturas físicas adequadas.

“A gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria de Educação, vem avançando de forma consistente nessa estratégia. As avaliações externas são instrumentos capazes de indicar as necessidades e potencialidades da rede de ensino e contribuem para obtenção de dados e a produção de informações sobre o rendimento escolar. A partir dessas informações são definidas as medidas de intervenção pedagógica essenciais, a fim de garantir o direito de aprendizagem aos estudantes. Esses resultados obtidos pelos estudantes refletem os investimentos feitos pela gestão”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

A Prova Cuiabá é realizada nas unidades da rede pública municipal de Educação desde 2009. A estratégia está inclusa no Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei nº 5949/2015.

A partir da aplicação da Prova Cuiabá são definidas as políticas públicas com foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, na formação continuada adequada às necessidades formativas dos professores e, a proposição de investimentos em ações que busquem a equidade e a qualidade da prática educativa implementada nas escolas.

Os resultados obtidos nas avaliações externas serão discutidos pela Secretaria Municipal de Educação com os gestores e profissionais da rede durante a Semana Pedagógica, evento que abre o Ano Letivo, a fim de auxiliar no planejamento pedagógico.