NOTÍCIAS

Cidade do Rio tem previsão de chuva moderada a forte até sexta-feira – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Céu nublado no Rio – Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

O Centro de Operações Rio (COR) informa, por meio do Sistema Alerta Rio, que a cidade do Rio de Janeiro tem previsão de tempo instável até a sexta-feira (23/12) com chuvas persistentes. O período crítico começa no início da noite desta segunda-feira (19/12), com intensificação deste cenário durante a madrugada de terça-feira (20/12). A previsão é de chuva contínua ao longo do dia.

– O cenário previsto é de predomínio de chuvas moderadas, ocasionalmente fortes. E devido à continuidade e persistência da chuva, há riscos de alagamentos e deslizamentos por conta do acumulado de chuva – explicam os meteorologistas Nilton Moraes, chefe do Alerta Rio, e Thiago Sousa, consultor de meteorologia do COR.

Além da chuva, há previsão da ocorrência de ventos fortes, com velocidade de até 76 km/h, entre o fim da manhã e o começo da tarde da terça-feira (20/12).

De acordo com o Alerta Rio, a instabilidade desta semana ocorre devido à formação e à atuação de um fenômeno típico do verão, conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que potencializa as nuvens já carregadas de chuvas.

O Centro de Operações orienta que o cidadão acompanhe, em tempo real, as atualizações da previsão do tempo pelo twitter.com/operacoesrio e no aplicativo COR.Rio. A Defesa Civil ressalta que qualquer ruído ou alterações em residências, como rachaduras, portas e janelas com dificuldade de fechar, afundamento de pisos ou estalos, devem ser comunicados à Defesa Civil pelo número 199. Para receber alertas gratuitos da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto com seu CEP para 40199.

A Comlurb faz apelo à população para que, em caso de fortes chuvas, os resíduos domiciliares ou recicláveis sejam colocados apenas quando os caminhões de coleta passarem.

Entenda a intensidade dos ventos Fonte: Alerta Rio – Vento fraco (até 18,5 km/h) = move folhas nas árvores; – Vento moderado (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) = levanta poeira e pequenos papéis, move galhos de árvores e o guarda-chuva começa a ser usado com dificuldade; – Vento forte (entre 52 km/h e 76 km/h) = capaz de balançar grandes árvores e quebrar galhos.

Recomendações em casos de ventos fortes  O COR reforça, a seguir, as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do RJ diante da ocorrência de raios e rajadas de ventos fortes:

Na Rua – Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas; – Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar; – Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção; – Não estacione veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda e árvores; – Cuidado! Caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida.

Em casa – Feche portas e janelas; – Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre; – Feche o registro de gás; – Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair; – Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.

Compartilhe

Categoria:

  • 19 de dezembro de 2022
  • Marcações:

    Notícias

    Prefeitura premia instituições municipais que apresentaram iniciativas para garantir os direitos das pessoas com deficiência na cidade

    19 de dezembro de 2022

    Tablado inferior do Elevado das Bandeiras será fechado para manutenção de rotina

    19 de dezembro de 2022

    Prefeitura dá início às obras de transformação da lona cultural de Guadalupe em areninha

    19 de dezembro de 2022

    Procon Carioca leva atendimento ao Largo da Carioca antes do Natal

    19 de dezembro de 2022

    Prefeitura divulga 830 vagas de emprego em empresas parceiras esta semana

    19 de dezembro de 2022

    < Voltar