NOTÍCIAS

Prefeitura premia instituições municipais que apresentaram iniciativas para garantir os direitos das pessoas com deficiência na cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS) – Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), entregou, nesta segunda-feira (19/12), selos de acessibilidade para secretários e instituições municipais que, ao longo de 2021 e 2022, apresentaram iniciativas para garantir os direitos das pessoas com deficiência na cidade. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS).

– O Planejamento Estratégico da Cidade, de 2021 a 2024, reforça o compromisso com a transversalidade da política pública para pessoas com deficiência, visando superar as políticas setoriais que desconsideram que a pessoa com deficiência compõe um grupo plural. Deve ser pauta de todas as demais ações, seja do poder público ou da iniciativa privada, trabalhando incansavelmente para que o Rio de Janeiro seja uma cidade mais inclusiva e acessível – disse a secretária da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck.

Neste sentido, por meio da RESOLUÇÃO “N” SMPD N° 008 de 13 DE OUTUBRO DE 2022, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência criou o Programa de Selos de Acessibilidade e Inclusão, que tem como objetivo reconhecer iniciativas que promovam o benefício coletivo e ações afirmativas de inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência.

– O principal objetivo é promover a inclusão social deste grupo, por meio de políticas públicas que valorizem a acessibilidade, reabilitação, desenvolvimento educativo e cultural – afirmou Helena Helena Werneck.

A SMPD concedeu os selos para três categorias de acessibilidade: a atitudinal, que garante acesso sem barreiras resultantes de preconceitos, estigmas, estereótipos, discriminações; a arquitetônica, por promover acesso sem barreiras físicas construídas no interior e no entorno de edificações e nos espaços urbanos; e a comunicacional, por permitir comunicação sem barreiras com uso da escrita, falada, gestual, língua de sinais, braille, recursos de telecomunicação e internet.

Estão entre as instituições municipais que receberam o selo de acessibilidade a Fundação João Goulart, o Planetário do Rio, as secretarias de Transportes, de Saúde, Especial de Políticas e Promoção da Mulher, Especial da Juventude, de Trabalho e Renda, de Educação e de Ciência e Tecnologia.

Só nestes dois anos da administração do prefeito Eduardo Paes, a SMPD fez 19 mil atendimentos nos sete centros de referência. A cidade do Rio de Janeiro tem mais de 450 mil pessoas com deficiência.

– A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência está aberta para o diálogo com os demais órgãos da administração pública municipal na intenção de tornar a cidade do Rio cada vez mais inclusiva e acessível, conscientizando a população carioca sobre o respeito às diferenças humanas, promovendo a mudança do olhar para o cidadão carioca com deficiência – finalizou Helena Werneck.

Compartilhe

Categoria:

  • 19 de dezembro de 2022
  • Marcações:

    Notícias

    Tablado inferior do Elevado das Bandeiras será fechado para manutenção de rotina

    19 de dezembro de 2022

    Prefeitura dá início às obras de transformação da lona cultural de Guadalupe em areninha

    19 de dezembro de 2022

    Procon Carioca leva atendimento ao Largo da Carioca antes do Natal

    19 de dezembro de 2022

    Prefeitura divulga 830 vagas de emprego em empresas parceiras esta semana

    19 de dezembro de 2022

    Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição serão suspensas para as festas de fim de ano

    19 de dezembro de 2022

    < Voltar