NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial recebe veículo novo para atendimento de demandas

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cuiabá recebeu um veículo 0km para auxílio no atendimento das demandas ligadas ao órgão colegiado. O benefício é fruto de um convênio formalizado entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A entrega foi realizada nesta semana pelo secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto. Além do veículo, por meio desse acordo, o Conselho Municipal também recebeu cinco computadores e uma televisão 50 polegadas, que já vem sendo utilizado pelos seus membros.

“É importante destacar que o veículo e equipamentos ficam definitivamente como patrimônios da Secretaria e, de imediato, repassamos para a administração e uso do Conselho. Sabemos da importância da atuação desse órgão e a gestão Emanuel Pinheiro tem feito o possível para fortalecê-lo”, comenta a secretária de Assistência Social, Hellen Ferreira.

Para o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Edvande França, o recebimento do veículo e dos demais equipamentos é um presente de Natal. Segundo ele, em especial o novo carro, irá ajudar nas ações do órgão colegiado que, diariamente, precisa se deslocar pelas comunidades e quilombos da cidade.

“É um presente de Natal que, com certeza, será de grande valia para a logística do Conselho. O convênio foi assinado com o objetivo de atender nossa demanda e fazer com que tenhamos condições de intensificar as visitas, ouvir a população e contribuir ainda mais para construção de políticas públicas”, completa o presidente.  

O CONSELHO

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é um órgão colegiado de caráter consultivo e controlador, cuja finalidade é promover políticas de ação afirmativa, com perspectiva de gênero, raça e etnia, que visem eliminar o preconceito e a discriminação, assegurando-lhe condições de liberdade e igualdade de direito.

O Conselho tem por primazia a promoção da Igualdade Racial em âmbito municipal, com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira. Ele é composto por 16 membros e seus respectivos suplentes, sendo oito representantes dos órgãos governamentais e oito da sociedade civil organizada.