NOTÍCIAS

Pesquisa inédita realizada pela Riotur mostra que público classificou o Réveillon 2023 no Rio como ‘muito bom’ – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A amostragem foi realizada simultaneamente em nove bairros da festa, com destaque para Copacabana – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Depois de dois anos sem Réveillon, as três milhões de pessoas que participaram da festa em Copacabana, e em mais oito bairros do Rio de Janeiro, classificaram como “muito bom” os eventos. A empresa Próxima Gestão Empresarial, responsável pela elaboração da  pesquisa, entrevistou 1.200 pessoas nos nove bairros onde foram realizadas as festas, no sábado (31/12), e na madrugada de domingo (1/1/2023).

A amostragem foi realizada simultaneamente em nove bairros da festa, com destaque para Copacabana, que atraiu o maior contingente de pessoas (2,4 milhões). Os demais bairros incluídos na pesquisa, que representam ao todo 600 mil pessoas, foram Flamengo, Madureira, Ilha do Governador, Ramos, Sepetiba, Penha, Pedra Guaratiba e Ilha de Paquetá.

– Para nós, essa pesquisa foi fundamental para entender a avaliação de cariocas e turistas sobre esse Réveillon, o maior e mais democrático da nossa história. Tivemos uma festa com qualidade nos nove bairros, sempre aprovada em todos os palcos. Pretendemos fazer uma festa ainda melhor para 2024 – disse Ronnie Costa, presidente da Riotur.

Em uma escala que variava de ruim, razoável, muito bom e excelente, a empresa levou em conta o perfil do público, a qualidade do evento (shows, infraestrutura e fogos). Quando se tratava de turistas, foram verificadas, ainda, o nível da estadia. A festa recebeu o selo de “muito bom” dentro da especificação Net Promoter Score (NPS), que serve para mensurar como anda a satisfação do cliente com uma marca, produto ou serviço.

As entrevistas foram divididas em três partes (cariocas e região metropolitana;  turistas nacionais; turistas estrangeiros), onde foi medido o grau de sensação de segurança, em que 46% consideraram ótimo;  39% bom; 12% regular, 2% ruim e 1% péssimo. Em relação a limpeza do local, 33% classificaram como ótimo; 39% avaliaram bom; 23% responderam ter sido regular;  2% ruim e 1% péssimo. Para o atendimento e disponibilidade de banheiros, 27% ótimo; 29% bom; 24% regular; 12% ruim e péssimo 1%.

Em relação a seleção dos artistas, o público local classificou as escolhas como sendo ótimo 51%;  bom 38% ; regular 8%; ruim 2%; 1% péssimo; 1% não souberam responder. A sonorização e estrutura dos shows também fez parte do catálogo quantitativo, em que 44% consideraram ótimo;  43% acharam bom; 10% responderam regular; 2% classificaram como ruim; 1% péssimo e não souberam responder 1%.

Na avaliação dos turistas brasileiros e estrangeiros, a qualidade do espetáculo que foi medida em nota, revelou que para 48% das pessoas que participaram dos eventos nos nove bairros da cidade a nota foi 10; 22% deram nota 9; 18% nota 8;  9% nota 7; 3% nota 6; 2% nota 5; 1% – nota 4. Nenhum dos entrevistados deu notas de 1 a 3.

Para 84% dos entrevistados, foi fácil obter informações turísticas na cidade, em contraponto a 11% que classificou como “não”. 5% respondeu não ter sido necessário. 47% dos turistas estrangeiros entrevistados já estiveram presentes no Réveillon do Rio; quando 53% respondeu que era sua primeira vez na capital.

Já os números que medem e qualificam a satisfação do público nacional sobre o Réveillon do Rio de Janeiro, 47% dos entrevistados deram nota 10; 23% – Nota 9;  19% – Nota 8 e 4% – Nota 7. De 1 a 6, a única nota a registrar 1% foi a de número 2.

Turistas estrangeiros

Para os turistas estrangeiros a avaliação também foi extremamente positiva. Em relação à sensação de segurança, 58% dos entrevistados classificaram como ótimo; 29% respondeu ser bom; para 10% foi regular; nenhum dos entrevistados respondeu a opção de ruim e apenas 3% respondeu com péssimo. Já sobre a limpeza do local, 39% disse ter sido ótima; 34% bom;  21% regular; 5% ruim e as opções de péssimo ou não souberam responder foi de  0%. O grau de avaliação sobre a capacidade e disponibilidade de banheiros foi caracterizado por 32% como ótimo; 26% bom;  26% regular;  5% ruim e 3% péssimo.

Os shows também foram avaliados na seleção de perguntas, em que 61% deles classificou a programação como ótima; 32% boa; 5% regular; 3% ruim. As opções de péssimo ou de que não sabiam responder não obteve registro. Quanto à sonorização das apresentações, 55 % dos visitantes avaliaram  como  ótimo; 31% responderam bom; 11% disseram ter sido regular e apenas 3% ruim. Novamente as indicações de péssimo ou que não sabiam responder não registraram nenhum dado.

Para avaliação qualitativa, a satisfação do público estrangeiro com o Réveillon do Rio de Janeiro também foi alta, onde 50% dos entrevistados deram nota 10; 24% – nota 9;  24% – Nota 8 e  2,60% – Nota 6. As notas de 1 a 5, além da nota 7, não registraram nenhuma escolha.

Sobre a facilidade para obter informações turísticas na cidade, 80% dos entrevistados responderam que foi fácil, para 14% deles não foi necessário e somente 6% disseram que não.

Compartilhe

Categoria:

  • 5 de janeiro de 2023
  • Marcações:

    Notícias

    Seop apreende 20 quilos de cobre em operação de fiscalização em ferros-velhos no Centro

    5 de janeiro de 2023

    Pista lateral da Avenida Francisco Bicalho será interditada para obras na linha férrea do VLT

    5 de janeiro de 2023

    Vendedores autônomos já podem se credenciar para o carnaval de rua

    5 de janeiro de 2023

    Prefeitura abre centro de atendimento para mulheres em situação de violência em Santa Cruz

    5 de janeiro de 2023

    Avenida 31 de Março sofrerá interdição parcial para instalação de painel de mensagem

    5 de janeiro de 2023

    < Voltar