NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Limpurb realiza trabalho de revitalização da jardinagem da Praça Ipiranga

Os jardins da Praça Ipiranga, situada na região central, estão passando por um completo processo de revitalização. O trabalho é realizado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e tem como objetivo garantir a preservação do espaço de lazer e integração social, que é um dos mais movimentados da Capital.

Uma equipe especializada em serviços de jardinagem tem atuado diariamente no local e a previsão é de que, até o fim deste mês, o trabalho seja finalizado. Por meio dessa iniciativa, todos os canteiros existentes na praça recebem novas espécies de plantas ornamentais adequadas para o clima cuiabano.

“A jardinagem é uma parte importante das praças e buscamos também ter esse cuidado. Existe um ciclo natural das plantas e, quando ele se encerra, é preciso renovar o paisagismo para que o visual da praça continue atrativo. É um trabalho contínuo e que é levado para todos os espaços públicos”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

Além da atividade paisagística, a Praça Ipiranga recebeu ainda as ações de manutenção preventiva e corretivas do programa Pit Stop. ­A iniciativa, também coordenada pela empresa pública, assegurou a execução de reparos nos bancos, lixeiras e nas demais estruturas que compõem o patrimônio histórico.

O Pit Stop é uma ação criada pela gestão Emanuel Pinheiro com o objetivo de intensificar o cuidado com os equipamentos dos espaços de lazer da cidade. Por meio do programa, a empresa pública atua com quatro equipes que, diariamente, executam melhorias pontuais e garantem a preservação dessas estruturas.

O programa opera em duas frentes de trabalho, sendo uma destinada a ações leves e outra para a solução de demandas mais complexas. Seguindo um cronograma, as equipes são encaminhadas para as praças e parques públicos já com a missão de executar, imediatamente, as manutenções necessárias.