NOTÍCIAS

Comlurb antecipa campanha de conscientização com banhistas por conta da alta quantidade de lixo nas praias no fim de semana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Comlurb terá 600 garis trabalhando nas praias – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Comlurb resolveu antecipar para esta quarta-feira (18/1), a partir das 9h, próximo à Pedra do Leme, na Zona Sul da cidade, a ação de conscientização do projeto Praia Limpa, que iniciaria na quinta-feira (19/1). A campanha de orientação dos banhistas quanto ao descarte correto de lixo é feita pelo grupo Chegando de Surpresa, formado por garis que usam a música e a dança nas ações de conscientização, acompanhado de Renato Sorriso. O último fim de semana registrou um grande acúmulo de sujeiras nas areias das praias do Rio, sinal que muitos cariocas e turistas não fizeram o dever de casa dando o destino correto ao lixo. A Comlurb removeu 610 toneladas de resíduos das praias no sábado (14/1) e domingo (15/1), quase o dobro coletado em um fim de semana típico de verão, em torno de 350 toneladas.

Desde dezembro, a Companhia já vem reforçando o serviço de limpeza com a operação Praia Limpa, realizada todo ano no verão com a ampliação do efetivo de garis e mais turnos de trabalho. Além disso, a Comlurb aumentou a quantidade de contêineres para incentivar os banhistas a fazerem o descarte correto, só nas praias da Zona Sul foram instalados mais mil. A contribuição dos frequentadores para a manutenção da limpeza da praia é essencial.

As ações de conscientização do Praia Limpa serão realizadas todas as semanas, de quinta-feira a sábado, até o fim do verão em diferentes praias da cidade. Quinta-feira (19/1) será em Ipanema, nos Postos 9 e 10. No feriado de sexta-feira (20/1), a equipe vai para o Arpoador. E sábado (21/1) a campanha de conscientização será no Leblon, nos Postos 11 e 12. As próximas estão previstas para as praias da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Ilha do Governador e Copacabana. A Comlurb está aberta à parcerias para viabilizar brindes que sejam incentivos ao descarte correto, como sacolas retornáveis e sacos biodegradáveis.

A Comlurb realiza um trabalho de excelência em todos os 56 quilômetros de praias da cidade. O reforço do verão com o Praia Limpa mobiliza 600 garis por dia, trabalhando em até três períodos, incluindo a noite/madrugada, para que os banhistas recebam as praias limpas. Atualmente, o serviço foi incrementado com os novos tratores de praia com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, realizando uma limpeza mais minuciosa, fazendo sua higienização e contribuindo para reduzir ainda mais as impurezas, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade. O revolvimento, além de ajudar na prevenção de micro-organismos, retira resíduos de menor tamanho. Há seis anos que o equipamento não era usado na limpeza das praias. Com a aquisição deles a Companhia volta a ter o padrão de limpeza de praias que existia até 2016.

 

Comlurb remove 610 toneladas de lixo da orla em fim de semana de sol e praia cheia

Compartilhe

Categoria:

  • 17 de janeiro de 2023
  • Marcações:

    Notícias

    Guardas detêm motoboy por desacato após flagrante de circulação pela calçada 

    17 de janeiro de 2023

    Assistência Social e CMDCA lançam campanha de proteção às crianças e adolescentes em ensaio técnico do Carnaval

    17 de janeiro de 2023

    Agentes do BRT Seguro apreendem jovem que viajava em cima do teto do ônibus articulado

    17 de janeiro de 2023

    Prefeitura demole condomínio clandestino na Zona Oeste do Rio

    17 de janeiro de 2023

    Carnaval 2023: Prefeitura apresenta a nova estrutura da Intendente Magalhães

    17 de janeiro de 2023

    < Voltar