NOTÍCIAS

Comlurb remove 610 toneladas de lixo da orla em fim de semana de sol e praia cheia – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Gari limpa a orla do Rio – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O primeiro fim de semana de muito sol na cidade, após um longo período de temperaturas amenas e chuva, atraiu uma multidão às praias do Rio. E, apesar de todo o esquema de limpeza da Comlurb, pontos da orla ficaram com acúmulo de resíduos, num sinal de que muitos cariocas e turistas não deram destino correto ao lixo. A Comlurb removeu 610 toneladas de detritos das praias, no sábado (14/01) e no domingo (15/01).

A quantidade é quase o dobro do coletado em um fim de semana típico de verão, em torno de 350 toneladas. Desde dezembro, a companhia já vem reforçando o serviço de limpeza com a operação Praia Limpa, realizada todo ano no verão, com a ampliação do efetivo de garis e mais turnos de trabalho. Além disso, a Comlurb aumentou a quantidade de contêineres para incentivar os banhistas a fazerem o descarte correto. Só nas praias da Zona Sul foram instalados mais mil equipamentos desse tipo.

A contribuição dos frequentadores para a manutenção da limpeza da praia é essencial. Por isso, a companhia resolveu reforçar a partir desta quinta-feira (19/01) as campanhas de conscientização do Praia Limpa, com ações de orientação aos banhistas feitas pelo grupo Chegando de Surpresa, formado por garis que usam a música e a dança para ensinar sobre o descarte correto, acompanhado de Renato Sorriso. As ações educativas vão acontecer todas as quintas, sextas e sábados, até o fim do verão, nas diferentes praias da cidade.

A primeira atividade, nesta quinta-feira (19/01), será em Ipanema, nos Postos 9 e 10. No feriado de sexta-feira (20/01), a equipe vai para o Arpoador. E, sábado (21/01), a campanha de conscientização acontecerá no Leblon, nos Postos 11 e 12.

As próximas ações estão previstas para as seguintes praias: Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Ilha do Governador e Copacabana.

 

Novos equipamentos usados pela Comlurb na limpeza da orla – Divulgação

 

A Comlurb realiza um trabalho de excelência em todos os 56 quilômetros de praias da cidade. O reforço do verão com o Praia Limpa mobiliza 600 garis por dia, atuando em até três períodos, incluindo noite/madrugada, para que os banhistas recebam as praias limpas. O serviço foi incrementado com os novos tratores de praia com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, realizando uma limpeza mais minuciosa, fazendo sua higienização e contribuindo para reduzir ainda mais as impurezas, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade. O revolvimento além de ajudar na prevenção de microorganismos, retira resíduos de menor tamanho. Há seis anos que o equipamento não era usado na limpeza das praias. Com a aquisição deles, a companhia volta a ter o padrão de limpeza de praias que existia até 2016.

Compartilhe

Categoria:

  • 16 de janeiro de 2023
  • Marcações:

    Notícias

    Comlurb multa em R$ 140 mil organizadores de evento clandestino realizado domingo no Recreio

    16 de janeiro de 2023

    Prefeitura realiza operação para melhorar a circulação na principal via da Rocinha

    16 de janeiro de 2023

    Espetáculo sobre mulher na música negra estreia com temporada gratuita nas arenas e areninhas

    16 de janeiro de 2023

    Entorno do Maracanã terá interdições para jogo do Fluminense pelo Campeonato Carioca

    16 de janeiro de 2023

    Galpão das Artes Urbanas da Comlurb lança primeira exposição do ano

    16 de janeiro de 2023

    < Voltar