NOTÍCIAS

Assistência Social e CMDCA lançam campanha de proteção às crianças e adolescentes em ensaio técnico do Carnaval – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançam, no sábado (21/1), no ensaio técnico do Carnaval 2023, no Sambódromo, a campanha anual de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e, também, de combate ao trabalho infantil. Uma faixa de dez metros será estendida na avenida por profissionais da SMAS durante o desfile da Unidos de Bangu. Material de conscientização será distribuído aos foliões até o fim do carnaval.

Equipes da SMAS já estão atuando no Sambódromo desde o início da temporada regular dos ensaios técnicos das escolas de samba 2023, no último fim de semana. O objetivo é o de identificar situações de vulnerabilidade social em toda a área do evento, articular encaminhamentos e promover abordagem social no entorno do Sambódromo.

Os profissionais estão organizados em três frentes: uma tenda no setor 1, uma no setor 2 e uma equipe itinerante. Os técnicos das tendas têm como foco a abordagem de pais com crianças para conscientização, orientação e identificação na entrada do evento, além de divulgar a campanha. Nas duas tendas, são disponibilizadas pulseiras com o nome da criança, telefone, nome do responsável e endereço e afixada no punho da criança. O preenchimento dos dados é realizado pelos profissionais da SMAS. Além disso, as equipes vão orientar sobre os cuidados com as crianças no evento, como, por exemplo, não deixá-las sozinhas, não permitir que subam em carros alegóricos, o cuidado com os cabos elétricos, na avenida, entre outras.

– Este ano, os pais estão indo voluntariamente até as nossas tendas para fazer o registro e utilizar as pulseiras nos filhos. Somente neste final de semana, 198 crianças foram identificadas. Isso é muito bacana, porque já vemos que há uma conscientização sobre a  importância desse cuidado. Nossos profissionais também estão distribuindo material informativo. A sensibilização, a campanha e todas as ações não vão parar até o fim do Carnaval – destacou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas Pucú.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é em 18 de maio. A campanha da SMAS em parceria com a CMDCA nos ensaios técnicos e também no Carnaval 2023 é uma prévia da celebração dessa luta, já que nos dias de folia aumenta em cerca de 20% o número de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes através do Disque 100.

Compartilhe

Categoria:

  • 17 de janeiro de 2023
  • Marcações:

    Notícias

    Escola municipal na Pavuna é semifinalista no Desafio Liga Jovem

    17 de janeiro de 2023

    Avenida Presidente Vargas será interditada para montagem de passarela de acesso ao Sambódromo

    17 de janeiro de 2023

    Comlurb antecipa campanha de conscientização com banhistas por conta da alta quantidade de lixo nas praias no fim de semana

    17 de janeiro de 2023

    Guardas detêm motoboy por desacato após flagrante de circulação pela calçada 

    17 de janeiro de 2023

    Agentes do BRT Seguro apreendem jovem que viajava em cima do teto do ônibus articulado

    17 de janeiro de 2023

    < Voltar