NOTÍCIAS

Carnaval 2023: Comlurb monta esquema de limpeza para ensaios no Sambódromo e blocos de rua – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A Comlurb vai atuar na limpeza do lado de fora do Sambódromo, no entorno e áreas de acesso em três turnos – Divulgação

A Comlurb preparou uma nova operação especial de limpeza para o segundo fim de semana de ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo. Neste sábado (21/1), se apresentam, pela Série Ouro, Arranco do Engenho de Dentro, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e União da Ilha do Governador. Já no domingo (22/1), pelo Grupo Especial, desfilam Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca.

A Companhia vai atuar na limpeza do lado de fora do Sambódromo, no entorno e áreas de acesso em três turnos, antes, durante e depois do evento. A pré-limpeza será feita por 15 garis. Uma equipe com 34 garis entra às 15h e outra, com 42 garis, começa a trabalhar a partir da meia-noite. Os profissionais de limpeza vão atuar com o apoio de um caminhão compactador e dois caminhões satélites. Os garis farão a limpeza dos logradouros, lavagem de pontos críticos, com água de reuso, e a remoção de resíduos.

Blocos de rua

A Comlurb também preparou um esquema especial de limpeza para o primeiro fim de semana de carnaval de rua, com as apresentações dos blocos oficiais pela cidade. Este ano a Riotur autorizou a participação de 415 blocos com 456 desfiles, em todas as regiões da cidade. Neste sábado (21/1), saem o Bloco das Divas, na Rua Imperatriz Leopoldina, no Centro, e o Bloco Carnavalesco Nem Muda nem Sai de Cima, na Avenida Maracanã, 838, na Tijuca. No domingo (22/1), vão sair o Pega Rex, em Ipanema, e a Banda da Saens Peña, na Tijuca. A Companhia vai atuar com 20 garis nos quatro pontos. A lavagem hidráulica das vias com água de reuso será realizada com quatro pipas d’água e quatro vans motobomba. Cada um dos locais contará com dez contêineres para que os frequentadores possam fazer o descarte correto de seus resíduos.

A presença da Comlurb nas ruas, desde os pontos de concentração até a dispersão de cada bloco, garante a limpeza dos espaços públicos para permitir que os foliões se divirtam com tranquilidade. A Companhia trabalha com um protocolo operacional para os desfiles, de acordo com a expectativa de frequentadores de cada agremiação. O trabalho das equipes operacionais da Comlurb é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de resíduos. A manutenção é realizada antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a “limpeza modo arrastão”.

Com a expectativa de contar com cinco milhões de pessoas brincando nas ruas em 2023, a Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para a passagem dos blocos, com até 2.450 garis nos dias com o maior número de blocos nas ruas. Serão disponibilizados até mil contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros por dia, nas áreas de concentração dos blocos. Em relação a veículos, serão postos em operação até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Entre os equipamentos, serão utilizados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.

A Comlurb alerta que, durante todo o período de ante do Carnaval e durante o Carnaval, quem for flagrado pela fiscalização do Lixo Zero urinando em via pública será autuado e receberá uma multa no valor de R$ 748,21. Já a multa para quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches será de R$ 273,09.

Compartilhe

Categoria:

  • 20 de janeiro de 2023
  • Marcações:

    Notícias

    Prefeitura entrega obra do Bairro Maravilha no Encantado e uma série de melhorias na Zona Norte

    20 de janeiro de 2023

    Prefeitura do Rio entrega Piscinão de Ramos renovado

    20 de janeiro de 2023

    Evento ciclístico provoca alterações no trânsito do Aterro e da Enseada de Botafogo

    20 de janeiro de 2023

    Avenida Niemeyer será interditada para serviços de manutenção da Geo-Rio

    20 de janeiro de 2023

    Avenida Brasil tem interdições na altura da Penha para obras na rede de esgoto

    19 de janeiro de 2023

    < Voltar