NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Secretaria de Fazenda faz alerta sobre golpe envolvendo falsas guias para pagamento de IPTU

Com o início do ano os pagamentos de tributos começam a ser realizados, porém os contribuintes precisam redobrar a atenção na hora fazer o planejamento para quitar as contas. Golpistas se aproveitam do período para enviar boletos falsos via e-mail, WhatsApp, SMS e criar sites enganosos. Essas são as formas mais tradicionais de aplicação de golpes, mas continuam fazendo vítimas.

Por essa razão levou a Secretaria Municipal de Fazenda emitiu um alerta sobre o golpes envolvendo o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

De acordo com o secretário-adjunto da Fazenda, Carmindo de Campos Neto, existe um vídeo que está sendo enviado por grupos de mensagem via celular, mostrando um boleto de IPTU como se fossem da prefeitura de Cuiabá. Ele destaca que no vídeo se consegue identificar no vídeo que o boleto é de Belo Horizonte, porém algumas pessoas estão achando que é aqui da cidade.

“Os criminosos utilizam identidade visual semelhante ao site oficial com o objetivo de confundir os contribuintes na tentativa de golpe. Porém, a guia de cobrança do IPTU da nossa cidade será lançada a partir de março”, afirma.

O secretário-adjunto reitera os cidadãos e contribuintes não devem dar crédito a mensagens divulgadas em grupos de aplicativos ou recebidas por e-mail.

“Nós disponibilizamos todas as informações nos canais oficiais da prefeitura, qualquer mensagem recebida não tem como emitente a secretaria de fazenda e provavelmente é uma tentativa de golpe virtual com a intenção de roubar dados dos usuários ou causar algum tipo de pânico ou tumulto”, explica.