NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | ‘Esquenta do Folia Cuiabana 2023’ garantiu muita diversão a tutores, bichinhos e criançada; Confira fotos

O ‘esquenta Folia Cuiabana 2023’, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, atraiu centenas de pessoas à Praça 8 de Abril na tarde de domingo (12). Nessa data, a ação contou com a parceria da  Organização Não Governamental (ONG) É O Bicho MT com um grupo dedicado especialmente às apresentações de tutores e seus animais, o “Blocão”.

A festança contou com programação especialmente dedicada aos cãezinhos e para a criançada. Os bichinhos fantasiados participaram de um desfile e os vencedores foram premiados. Já a criançada pode brincar e dançar com as  marchinhas carnavalescas ao som de Tia Hanna com a turminha da Patrulha Canina, banda Charanga e DJ.

“Após a maior crise sanitária já vivenciada, com avanço da vacinação, a cidade retoma uma grande festa popular, fomenta à economia e possibilita o diálogo sobre a causa animal. Teremos vários dias de eventos, organizados e com toda estrutura necessária para promover nossa capital e nosso turismo”, disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

 

O dentista, João Romeu Mendonça, prestigiou o evento com sua cachorrinha Luna, fantasiada da personagem “Vandinha”, da icônica ‘Família Adams’. Devidamente ornamentada, a cadelinha esbanjou simpatia. Outra revelação do evento foi um dog da raça Poodle. O gigante Valentim foi o vencedor da premiação de melhor fantasia devidamente trajado como Capitão América.

 

Conforme Thais Lacerda, tutora do animal, a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Ong É O Bicho MT, foi de extrema importância. “Cuiabá precisa de mais eventos como este, os organizadores estão de parabéns”, disse. 

 Já Cristiane Brito, levou para a Praça 8 de Abril, a Chloé, uma buldogue francês que estava fantasiada de fadinha. “Viemos para nos divertir. Cuiabá precisa de mais eventos desse tipo. Pois, as famílias têm muitos pets. Eu achei muito bacana a iniciativa da Prefeitura e da Ong É O Bicho MT”, disse ela ao reforçar que acompanha a rede social da Prefeitura de Cuiabá e ficou sabendo da iniciativa por esse canal.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, destaca que os gestores municipais têm um compromisso com as causas animais e a edição especial do ‘Esquenta’ ajudou a despertar à atenção para o tema.  “A causa animal é uma causa de todos, da sociedade. E, nós, enquanto gestores municipais temos um  compromisso com Cuiabá, cada vez melhor. E isso passa, necessariamente,  pela valorização de todos que moram e vivem na nossa  cidade.  Um evento  como esse estimula à participação, a conscientização. Hoje, estamos lançando o Carnaval 2023, com a parceria da ong, com feira gastronômica muita música. Neste domingo,  abrimos as atrações, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, dessa grande festa popular brasileira”, declarou.

Membro da  organização ‘É o Bicho MT, a voluntária Jenifer Larrea, enalteceu a importância da parceria com a Prefeitura de Cuiabá. “Essa parceria com a Prefeitura foi um sucesso e atendeu nossas expectativas. Estamos muito felizes com a grandiosidade do evento, que promove um olhar especial à causa e  também arrecadarmos fundos para animais que vivem em situação de abandono. Essa parceria deu certo e muitos outros eventos virão. Essa festa mostra a necessidade dos trabalhos das Ongs com as vendas de abadás e esperamos que todos sempre contribuam”, finalizou.

 

FOLIA CUIABANA 2023

A programação do Folia Cuiabana segue nos dias  17, 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, com inúmeras atrações distribuídas nas Praças 8 de Abril, Mandioca e Calçadão da Ricardo Franco.