NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Capital irá reforçar ações de tapa-buracos após período chuvoso

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,  anunciou que uma força-tarefa emergencial para ações de tapa-buracos, será executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP). Em razão do período de intensas chuvas, as ações serão reforçadas a partir do mês de abril. Segundo o prefeito, é necessário ponderar que no período entre os meses de janeiro e abril  é grande a intensidade de chuvas, o que necessariamente, prejudica o trabalho de fixação da pavimentação. Mediante esse fator, a Prefeitura de Cuiabá mantém o atendimento, mas as demandas emergenciais. Ele lembrou ainda que mais de 350 km de pavimentação foram instalados por sua administração. 

“O período das águas começa em novembro e vai até início de abril. Está chovendo muito e, qualquer investimento que façamos agora, tirando aqueles de urgência e emergência, não irá perdurar considerando que as condições climáticas não são favoráveis a fixação da camada de pavimentação”, explicou. Quanto ao período de chuvas, o gestor ainda relembrou que a Secretaria de Obras já possui um levantamento dos principais pontos de alagamentos da cidade, a exemplo da região do bairro Nova Conquista, e já atua na resolução das demandas.

O gestor ponderou ainda que  a cidade,  tricentenária, carrega como herança, em algumas regiões, uma malha viária muito antiga e deteriorada, ampliando os transtornos ocasionados à população cuiabana. 

“Asfaltos construídos sem rede de drenagem e muito antigos. Por isso que é determinação em nossa gestão que todas as obras tenham drenagem, meio-fio e calçada, justamente, porque defendo um padrão de qualidade. Temos que recuperar por completo muitas vias, o que exige tempo e recurso. Já autorizei o secretário de Obras, José Roberto Stopa,  a fazer o levantamento e em abril, vamos fazer uma grande ação de recapeamento e tapa-buracos em Cuiabá”, disse. 

Recentemente, Pinheiro anunciou que mais de R$ 20 milhões serão utilizados para recuperação na região do Centro Histórico. O aporte será realizado mediante Parceria Público-Privada (PPP), para revitalização do Mercado Municipal Miguel Sutil. “Além de garantir um espaço moderno, que irá fomentar o desenvolvimento da cidade, também viabilizamos esse aporte para melhorar a malha viária na região central da cidade”.