NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Prefeitura de Cuiabá mantém projeto de serviços de cidadania às famílias em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias, realizou mais uma ação social que integra o projeto ‘Resgatando Dignidade’. Mais de 400 pessoas foram atendidas com serviços de  encaminhamento para emissões de segunda via do RG, certidões de casamento, divórcios, assessoria jurídica para pensão alimentícia, dentre outros. O projeto criado em abril de 2021, foi realizado na semana passada no Espaço Cultural Silva Freire e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pedra 90.

Além do acesso a documentos, são disponibilizados serviços com as equipes da Saúde (vacinação, consultas com oftalmologistas e saúde bucal). Além de vacinação para cães e gatos.

A ação é coordenada pela Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias e tem como objetivo ofertar serviços de cidadania de forma gratuita às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os atendimentos acontecem sempre às  quintas-feiras, a partir das 13h30 até às 17 horas. Por enquanto, estão sendo contemplados os bairros da região Sul, Pedra 90 e São João Del Rey. Nesses locais, as ações de atendimento ocorrem no Espaço Cultural Silva Freire- Subprefeitura da Regional Sul e na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pedra 90. “As demandas pelos serviços de cidadania vêm aumentando e a aceitação da população tem sido positiva. A partir do mês de abril, vamos colocar equipes volantes nas demais regiões da capital, a fim de ampliar o disse o idealizador e coordenador do Projeto, Sebastião Bareta.

“Esse é mais um projeto criado na nossa gestão a fim de oferecer mais qualidade de vida aos mais carentes, auxiliando em trâmites, muitas vezes, burocráticos. Esse é o nosso papel, facilitar a inclusão dessas famílias garantindo direitos e serviços”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O coordenador do projeto lembra que a iniciativa é realizada desde o final de 2021, somando atendimentos a mais de cinco mil pessoas nas quatro regiões de Cuiabá.

Parcerias

 

São parceiros do projeto, Tribunal de Justiça por meio da Justiça Comunitária, Defensoria Pública, Instituto da Visão, Águas Cuiabá, Horto florestal, Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria de Saúde e União Coxiponense das Associações de Moradores de Bairros (UCAM).