NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Inscrições online para participação na 14ª Conferência Municipal de Saúde começam na segunda (13)

A 14ª Conferência Municipal de Saúde está programada para acontecer nos dias 29, 30 e 31 de março, no Hotel Fazenda Mato Grosso,  em Cuiabá. Para participar é preciso fazer a inscrição, a partir desta segunda-feira (13), por meio do endereço eletrônico https://forms.gle/cFkbYMq1z7U4UDDSA. As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 deste mês.

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, responsáveis pela 14ª Conferência, alertam aos candidatos a delegados que a sinalizem a intenção na ficha de inscrição. Já o aceite da inscrição estará condicionado à ordem de inscrição e ao número de vagas disponíveis em função do espaço de funcionamento da Conferência.  

Os organizadores contam ainda, com a participação da comunidade para ampliar as discussões em torno dos quatro eixos temáticos que serão debatidos com vistas a contribuir para organização do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É uma oportunidade ímpar que temos a cada quatro anos, portanto, temos que aproveitar o momento para as tratativas e sugestões que possam avançar no Sistema Único de Saúde. Oportunidade para levantarmos propostas para a saúde do município de Cuiabá e que serão levadas para a Conferência Estadual e para a Conferência Nacional”, avalia o coordenador da Comissão Organizadora da 14ª Conferência Municipal de Saúde, Júlio César de Souza Garcia.

Além disso, é na Conferência Municipal que serão escolhidos os delegados de Cuiabá que irão para etapa estadual, cumprindo os  ditames legais que são 50% dos delegados usuários, 25% para trabalhadores da área de saúde e 25% para prestadores de serviço e governo.

Os temas a serem trabalhados são: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”. 

A realização e acompanhamento da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá/MT é de competência do Governo Municipal e do Conselho Municipal de Saúde, com apoio solidário de movimentos, entidades, instituições e do poder legislativo municipal.