NOTÍCIAS

Evento Mulheres in Cena debate oportunidades de aprendizagem e mercado de trabalho – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Evento Mulheres In Cena – Guilherme Espíndola / Prefeitura do Rio

A presença de mais mulheres no mercado de trabalho em áreas ligadas à tecnologia ajuda a quebrar paradigmas e, para enfatizar a importância dessa diversidade e do empoderamento feminino nesse setor, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), por meio da Nave do Conhecimento do Engenhão, promoveu na quinta-feira (16/03) a segunda edição do evento “Mulheres In Cena”.

Na programação, que fez parte das ações da SMCT pelo Mês das Mulheres, teve a roda de conversa “Meninas e Mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação”, com a presença de profissionais de destaque em suas profissões, que abordaram temas como a promoção das mulheres na área tecnológica, oportunidades de aprendizagem, mercado de trabalho e igualdade de gênero.

 

– Hoje, foram as mulheres que deram um show no Engenhão, no campo de Ciência e Tecnologia. É um setor que deve ser acessível para todos e, por isso, criamos políticas públicas fundamentais para incentivá-las. É um mundo fascinante, mas que precisa ser mais igualitário entre mulheres e homens – afirmou a secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, que participou do evento.

 

Durante o evento também foram disponibilizadas vagas para o curso gratuito IT Essentials (Academia Cisco), voltado a mulheres cis e trans que buscam qualificação no mercado de TI.

 

– Não tenho palavras para agradecer. Resolvi tirar o pó dos meus sonhos, criei coragem e vim. Minha primeira vez na Nave foi muito mais do que eu esperava. Vim da Baixada Fluminense. Saí de casa às 10h. Concluí meu ensino médio aos 44 anos, mas nunca imaginava que poderia ter uma oportunidade como essa, de aprender informática de graça. Diferentemente da escola, onde sofria muito preconceito devido à minha idade, fui recebida na Nave como se estivesse em casa – disse Uldicéia Teixeira Freitas, de 53 anos, moradora de Jardim Paraíso, Nova Iguaçu, e que se matriculou no curso de TI Essentials para Mulheres.

 

O curso IT Essentials terá início na quarta-feira (22/03), com duração total de aproximadamente três meses. A participante deve ter a partir 14 anos e conhecimento básico de informática. Ao fim do curso, a aluna terá direito a um certificado, concedido após realização de todas as atividades avaliativas.

As inscrições para o curso IT Essentials podem ser feitas ONLINE ou pessoalmente, na Nave do Engenhão.

Compartilhe

Categoria:

  • 17 de março de 2023
  • Marcações:

    Notícias

    Instituto Pereira Passos vai auxiliar IBGE na conclusão do Censo 2022 nas favelas da cidade

    17 de março de 2023

    Elevado Presidente Itamar Franco será interditado para manutenção e limpeza

    17 de março de 2023

    Vila Olímpica de Vila Isabel oferece novas atividades: breaking e dança carimbó

    17 de março de 2023

    Túnel Rebouças será interditado durante as madrugadas, no sentido Centro, para obra de revitalização

    17 de março de 2023

    Procon Carioca inaugura posto avançado de atendimento em parceria com a Universidade Candido Mendes

    17 de março de 2023

    < Voltar