NOTÍCIAS

Guardas municipais do programa Conjunto de Estratégias de Prevenção prendem homem por furto de celular em Copacabana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Guardas municipais que integram o programa Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP), da Secretaria de Ordem Pública (Seop), prenderam em flagrante um homem de 23 anos acusado de furtar o celular de um cidadão de 34 anos, na tarde deste sábado (18/3). A prisão aconteceu na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Figueiredo de Magalhães, em Copacabana, na Zona Sul da cidade.

Os agentes faziam o patrulhamento na região e observaram um tumulto. O acusado estava cercado por populares, e com a chegada dos agentes o homem tentou fugir, mas foi preso e levado para a 12 ªDP (Copacabana), onde o caso foi registrado. A motocicleta foi apreendida e levada para a delegacia.

A vítima contou aos guardas que o acusado passou em uma moto e arrancou o celular das suas mãos. O telefone não foi recuperado.

Resultados do programa

Criado em dezembro de 2021, o CEP, programa de segurança pública criado pela Seop, já consegue impacto positivo e reduz em 33% as ocorrências de roubos e furtos em comparação com o ano de 2019, na localidade do bairro do Méier, região da implantação do seu projeto-piloto. Já em Copacabana e Ipanema, outra área que conta com o CEP, apresentou resultado extremamente expressivo no quinto bimestre de 2022 em comparação com mesmo período de 2019: de 661 roubos e furtos em 2019, caiu para 317 no mesmo bimestre de 2022, uma redução de 52%.

Sobre o CEP

Criado pela Seop, o CEP tem o objetivo de reduzir os chamados crimes de oportunidade, definidos como aqueles em que o criminoso identifica no ambiente as chances para cometer delitos, como os roubos e furtos de rua a pedestres. Para isso, é feito o emprego de efetivo da Guarda Municipal 24 horas por dia, em toda a área do projeto, realizando patrulhamento preventivo, reduzindo as oportunidades para ações criminosas.

Compartilhe

Categoria:

  • 18 de março de 2023
  • Marcações:

    Notícias

    Prefeito visita obras dos programas Casa Carioca, Conjunto Maravilha e Morar Carioca, na Zona Norte 

    18 de março de 2023

    Praça da Barra da Tijuca recebeu neste sábado mais uma campanha de adesão à coleta seletiva da Comlurb 

    18 de março de 2023

    Covid-19: Rio inicia na segunda-feira o reforço com a bivalente em todas as pessoas dos grupos prioritários

    18 de março de 2023

    Prefeitura lança na Ilha do Governador o terceiro núcleo do programa Acãodemia Carioca

    18 de março de 2023

    Comlurb vai garantir a limpeza no entorno do Maracanã durante as semifinais do Campeonato Carioca

    17 de março de 2023

    < Voltar