NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) recebe ações de limpeza em toda sua extensão

A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) recebe, desde a última sexta-feira (17), uma operação de limpeza em seu canteiro central. A ação é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e alcançará toda extensão da via, seguindo, posteriormente, para a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA).

A operação é executada por uma equipe formada por cerca de 25 reeducandas do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, que prestam serviços a Limpurb por meio de parceria firmada com o programa Nova Chance. Entre as atividades em andamento na Prainha estão a roçagem, capinação e varrição.

“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que, principalmente nesse período chuvoso, a atenção com a limpeza das grandes vias fosse redobrada. Portanto, fortalecemos as equipes e montamos uma programação para que, periodicamente, todas as avenidas sejam atendidas. Isso tem dado muito certo”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

TRABALHO NAS AVENIDAS

Desde o segundo semestre de 2022, a Limpurb tem intensificado as ações nas avenidas mais movimentadas de Cuiabá. A adoção dessa medida tem como objetivo garantir uma atuação preventiva, minimizando os impactos que o período de chuvas acentuadas ocasiona na limpeza e no visual da cidade.

Atualmente, cinco equipes atendem, exclusivamente, essas demandas, totalizando mais de 100 trabalhadores envolvidos. De forma manual ou com maquinários, as avenidas receberam durante a semana serviços de corte de grama, roçagem, poda de árvore, varrição, pintura de meio-fio, entre outros.

“Esse trabalho ocorre de forma planejada, evitando que outras regiões da cidade sejam prejudicadas. Ou seja, ao mesmo tempo que atendemos essas avenidas, também estamos com ações de limpeza nos bairros, praças, parques e outros equipamentos públicos”, pontua o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.