NOTÍCIAS

Novo tipo de grama vai embelezar a cidade e reduzir o esforço do gari de roçada – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Canteiro da Avenida Brasil – Maria Eduarda Souza/Comlurb

Após três meses de testes com sucesso, a Comlurb usará a grama amendoim (Arachis repens) no canteiro central da Avenida Brasil. A herbácea nativa do Brasil não necessita de corte frequente, reduzindo o esforço físico do gari de roçada e os gastos com equipamentos. Além disso, garante mais proteção aos profissionais de limpeza urbana, uma vez que o trabalho de roçada nessas vias de maior movimentação trazia risco de acidentes, como atropelamento, já que só pode ser executado à noite para não atrapalhar o trânsito.

O prefeito Eduardo Paes oficializou a iniciativa em decreto, Nº 52178, publicado no Diário Oficial  do dia 17 de março, priorizando a plantação nos corredores expressos, entradas de túneis, taludes, jardins suspensos, acessos a viadutos e canteiros de BRT e BRS. A espécie, além de bela, combate a erosão do solo, retem nitrogênio, recupera nutrientes da terra e evita a proliferação de ervas daninhas. A grama amendoim é própria para ornamentação e forração de áreas verdes urbanas, formando um denso colchão verde com delicadas flores amarelas.

A Comlurb já conseguiu com a Secretaria de Meio Ambiente 1,5 milhão de mudas para plantar na Avenida Brasil, de Deodoro ao viaduto Oscar Brito. Será utilizado no plantio o Fertilub, um super adubo desenvolvido no EcoParque do Caju da Comlurb, a partir do reaproveitamento de resíduos orgânicos na Unidade de Biometanização, a primeira da América Latina. O Fertilub vem sendo usado nos projetos municipais de hortas comunitárias e escolares, agricultura familiar, hortos de mudas, reflorestamento e paisagismo de parques e jardins.

Compartilhe

Categoria:

  • 22 de março de 2023
  • Marcações:

    Notícias

    Coleta seletiva: Comlurb faz pré-lançamento do Selo Azul em condomínios da Tijuca

    22 de março de 2023

    Empresa de gelo que atrapalha o trânsito é autuada e tem caminhões rebocados

    22 de março de 2023

    Planetário do Rio amplia observação do céu com atividade gratuita aos sábados

    22 de março de 2023

    Seop apreende 80 quilos de cobre sem procedência na Operação Ferro-Velho

    22 de março de 2023

    Ônibus articulado do sistema BRT é vandalizado no corredor Transolímpica

    22 de março de 2023

    < Voltar