NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Coral formado por servidores da Educação retoma atividades em abril

O Coral Educanto, da Secretaria Municipal de Educação, retoma suas atividades e ensaios no próximo dia 11. Formado por profissionais da Educação o coral está com inscrições abertas para os interessados, até o dia 27/03. As inscrições podem ser feitas por meio de um link disponibilizado aos profissionais da rede pública municipal de ensino, pela equipe do Espaço do Servidor.

A assessora pedagógica da Coordenadoria Técnica de Ensino, Eliane Castilho Lírio, regente do grupo, explicou como a musicoterapia promove a qualidade de vida.

Especialista  pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e mestre em estudos de Cultura Contemporânea com ênfase em música, Eliane Castilho disse que a prática do canto coral é uma das atividades que podem ser desenvolvidas dentro desse segmento, a musicoterapia. “Essa é uma ferramenta poderosa de socialização, de relação interpessoal e afetiva, e auxiliar no desenvolvimento de potencialidades físicas e psicoemocionais, além de promover cultura no âmbito do trabalho”, disse a regente.

O canto coral como atividade de musicoterapia pode beneficiar as pessoas de várias formas, seja aquelas que estejam necessitando de alívio, apoio, reabilitação ou de um tratamento preventivo e fortalecimento da autoestima. “No nosso caso, essa prática vai além das questões musicais, abrangendo a prevenção e tratamento de doenças ocupacionais”, explicou Eliane Castilho.

O projeto, criado em 2016, prioritariamente para acolher servidores que se encontravam em licença médica, ou em readaptação de função, hoje está aberto a todos os profissionais da Educação. Este ano, serão disponibilizadas 50 vagas.

Desde que foi criado, o Coral vem desenvolvendo suas atividades terapêutico-musical e também realizando apresentações em eventos internos e externos.  Em  2019 participou do Festival Paraibano de Coros em João Pessoa, na Paraiba.  Com o distanciamento social impostos pela pandemia do coronavírus, os trabalhos do coral foram suspensos nos anos de 2020 e 2021, sendo retomados no ano passado.

Em 2022 foram priorizadas as atividades internas como ensaios e apresentação na sede da Secretaria Municipal de Educação, visando o processo de reintegração do grupo.

O Coral Educanto fez uma apresentação na “Feira do Servidor”, coordenada pela Secretaria Municipal de Gestão de Cuiabá, em comemoração ao dia do servidor público.

Este ano, a expectativa é trabalhar um repertório diversificado, com canções da cultura local, da cultura brasileira, de compositores consagrados da música popular brasileira, e o repertório erudito.  

O público alvo do Coral Educanto  são os servidores da rede pública municipal de educação de Cuiabá que estão em readaptação de função e em tratamento médico, e servidores da sede da Secretaria Municipal de Educação.

Serviço

Coral Educanto da Secretaria Municipal de Educação

Período de Inscrição – 18 a 27/03

Público alvo – Servidores da Secretaria Municipal de Educação

Dias e horários dos ensaios:

Terças-feiras das 7h às 08h

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação