NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Residente formada na Empresa Cuiabana de Saúde Pública se torna membra da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

A primeira residente formada pelo Programa de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da Comissão de Residência Médica da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (COREME-ECSP), Ivana Miranda, 30 anos, é a nova membra da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), após aprovação na prova de título. A médica concluiu a residência médica da COREME-ECSP no dia 3 de março deste ano. A COREME-ECSP é credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/SESU/MEC). 

“Sobre a minha experiência como residente de ortopedia e traumatologia na COREME-ECSP posso dizer que atendeu todas as minhas expectativas. Tive nesses três anos cronogramas bimestrais que foram rigorosamente aplicados, provas periódicas e muito ensino na prática com atendimento ambulatorial, na Urgência e Emergência e cirurgias. Vivenciamos a ortopedia e traumatologia em sua verdadeira essência”, disse a médica Ivana Miranda. 

Segundo Ivana, é com muita alegria que ela vai levar o nome da COREME-ECSP. “Recebi bons princípios e ensinamentos dentro da especialidade. Depois de muito estudo e dedicação na teoria e na prática finalizei a residência médica e conquistei a aprovação da prova de título da SBOT, sendo que este somente é mais um dos qualificadores, pois ainda assim eu poderia dizer que diariamente vivenciei a qualidade do serviço, pronta para exercer a profissão ao término da residência”, destacou Ivana. 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, parabeniza a médica Ivana pela conquista do título. “A educação continuada é uma das missões mais importantes. Fico feliz pela conquista, que só foi possível graças ao empenho e dedicação, além é claro, do ensino recebido, que respaldou o processo de aprendizagem”, declarou.   

Segundo Paulo Rós, diretor-geral da ECSP, que administra o Hospital Municipal de Cuiabá e o Hospital Municipal São Benedito, sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, a COREME-ECSP é importante no processo de formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho. 

“A residência médica é uma etapa crucial na formação de um médico, pois permite o aprimoramento das habilidades clínicas e o desenvolvimento de conhecimentos específicos em determinadas especialidades. É o padrão ouro da formação de especialistas do nosso país. E a gestão Emanuel Pinheiro investe na formação de médicos residentes como forma de melhorar a qualidade do atendimento”, destacou. 

O coordenador da COREME-ECSP, dr. Alberto Bicudo, destaca que a conquista da primeira residente formada em Ortopedia e Traumatologia da Comissão de Residência Médica da Empresa Cuiabana de Saúde Pública é motivo de orgulho, pois mostra que o programa de residência médica está cumprindo seu objetivo de formar médicos altamente capacitados. 

“Recentemente, tivemos a alegria de receber a notícia da aprovação de nossa médica residente, Ivana Miranda, na prova de título de especialista da Sociedade Brasileira de Ortopedia. A aprovação é uma prova da excelência do nosso Programa. Esse resultado só foi possível graças ao esforço da residente, que se dedicou intensamente ao longo do período de residência, e também à dedicação dos preceptores e equipe de ensino, que forneceram todo o suporte necessário para a formação da médica. Seguiremos trabalhando para oferecer um programa de residência médica de excelência para formar profissionais cada vez mais qualificados e comprometidos”, ressaltou. 

Conforme, o dr. Renam Bumlai, supervisor do Programa de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da COREME-ECSP, as portas estarão sempre abertas para a mais nova médica especialista. 

“É muito válida a participação da médica Ivana junto aos demais residentes. Ela é exemplo de dedicação e foco e irá galgar todos os resultados esperados”, relatou. 

Para o diretor técnico do HMC, Vinícius Gatto, a conquista é uma prova de que o Programa de Residência Médica é um investimento valioso para a formação de médicos de excelência. Além de proporcionar uma formação completa e especializada. 

“A residência médica contribui para o desenvolvimento de profissionais comprometidos com a qualidade da assistência médica e com a melhoria da saúde da população”, concluiu.  

Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da COREME-ECSP 

O Programa de Residência Médica da COREME-ECSP tem preceptores de todas as especialidades dentro da Ortopedia e Traumatologia. É destinado a médicos que já se formaram e queiram se especializar. O acesso ao Programa da COREME-ECSP é por meio de processo seletivo realizado anualmente. O objetivo é capacitar esses profissionais para atuarem de maneira qualificada e humanizada, para melhor prestação de serviços aos pacientes.