NOTÍCIAS

Prefeitura mantém atuação emergencial para amenizar impactos das famílias atingidas por rompimento de adutora da concessionária Rio+Saneamento, em Santíssimo – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A Prefeitura montou uma ação emergencial para prestar atendimento aos moradores de Santíssimo Beth Santos / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio segue na Estrada do Lameirão, em Santíssimo, Zona Oeste da cidade, onde montou uma base operacional para atender os moradores vítimas do rompimento da adutora da concessionária Rio+Saneamento, na manhã deste sábado (25/3).

Acompanhe as ações dos órgãos municipais no local:

Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social atua no auxílio, cadastramento e no acolhimento das vítimas. Ao todo, 114 famílias precisaram de atendimento, totalizando 261 pessoas afetadas, sendo 185 adultos, 36 idosos, 31 crianças, oito adolescentes e uma lactante. A Secretaria contabilizou 28 famílias desalojadas. Outras 86 famílias permanecem em seus domicílios. Os agentes também atuaram no sentido de prestar auxílio às pessoas que perderam documentos. Cinco famílias tiveram perda de documentos. E foram entregues ainda cartões Protege SUAS, para a compra de alimentos, material de limpeza e de higiene, de forma excepcional, considerando a gravidade do evento.

Saúde

De acordo com a Secretaria de Saúde, uma pessoa precisou ser encaminhada para o Hospital Municipal Rocha Faria, mas já recebeu alta. Profissionais de duas clínicas da família e de um centro municipal de Saúde prestaram assistência no local. Ao todo, fizeram 136 atendimentos com liberação de medicação controlada, curativos, prescrição e 125 visitas domiciliares. A Vigilância em Saúde realizou ações preventivas e de mitigação de doenças provocadas pela água e acompanhará o cenário epidemiológico da região.

Conservação

A Secretaria de Conservação segue com efetivo de suas gerências atuando no local. As equipes estão fazendo a drenagem da água das vias afetadas do entorno da Estrada do Lameirão e nas casas dos moradores. O serviço de limpeza da galeria pluvial  e a desobstrução dos bueiros também continuam sendo realizados na localidade.

Com auxílio de  retroescavadeiras, as equipes ainda estão fazendo a remoção de materiais como madeiras, lama, areia, entre outros, que foram espalhados pela força da água durante o vazamento. A Secretaria de Conservação continuará no local até que todo o trabalho seja concluído.

Comlurb

A companhia mantém suas equipes fazendo a remoção de móveis e bens inservíveis destruídos com a força das águas, raspagem de lama e lavagem das vias, das residências mais atingidas e de calçadas. São 50 garis que trabalham com apoio de quatro caminhões basculantes, um minibasculante, dois compactadores, duas pás carregadeiras e três pipas d’água para lavagem hidráulica com água de reúso. O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, está acompanhando as equipes no local. O serviço segue até que todo o entorno esteja limpo.

Rio-Águas

A  Rio-Águas enviou 25 funcionários para colaborar com a Comlurb nos serviços de limpeza. Eles têm o apoio de uma escavadeira, uma retroescavadeira, um caminhão combinado e um caminhão basculante.

CET-Rio

A Estrada do Lameirão segue interditada para o conserto da adutora entre a Avenida Brasil e a Rua Itaquê. Bloqueio está sendo feito no acesso pela Avenida Brasil e pela Estrada da Posse, com acesso liberado somente para moradores. A orientação é usar a Estrada do Mendanha e a Estrada do Quafá. Operadores terceirizados e da CET-Rio estão no local para orientar os usuários.

Defesa Civil

Desde a manhã de sábado, 15 agentes da Defesa Civil vistoriaram 42 imóveis, sendo três deles interditados. Uma loja comercial de um pavimento foi interditada em função de risco estrutural. A outra interdição se deu por inabitabilidade, já que o imóvel foi inteiramente alagado, com todos os bens perdidos. O terceiro imóvel foi interditado na manhã deste domingo. Uma edificação residencial de um pavimento que apresentou problemas estruturais em função do alagamento. Técnicos permanecerão no local para eventuais emergências ou  solicitações de vistorias.

Compartilhe

Categoria:

  • 26 de março de 2023
  • Marcações:

    Notícias

    Guarda municipal detém acusado de tentativa de estelionato no Engenho de Dentro

    26 de março de 2023

    Prefeitura inicia Bairro Maravilha em Campo Grande e avança nas obras de urbanização do Jardim Maravilha

    26 de março de 2023

    Comlurb participa de duas ações de conscientização na Zona Sul

    25 de março de 2023

    Prefeitura entrega novos imóveis reformados pelo programa Casa Carioca na Providência

    25 de março de 2023

    Comlurb e Secretaria de Educação firmam parceria para série de ações de conscientização nas escolas municipais 

    25 de março de 2023

    < Voltar