NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Celebração dos 304 anos de Cuiabá terá ‘Alvorada Festiva’ e outros eventos culturais durante abril

A tradicional ‘Alvorada Festiva’ marcará a abertura das comemorações do aniversário de 304 anos de fundação de Cuiabá. O evento será promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e acontecerá no próximo dia 8 de abril, às 6h, na Praça 8 de Abril. No local, haverá apresentação musical da banda do 44º de Infantaria Motorizado, danças típicas (Cururu e Siriri), além da presença das redeiras, demonstrando a arte de tecer redes.

“A nossa gestão tem como premissa a valorização histórica da cidade e essa solenidade é apenas mais uma demonstração de respeito às tradições cuiabanas. São mais de três décadas de história de uma cidade que tem como raiz um povo trabalhador, que ama e respeita sua terra natal. Por isso, nossa gestão não está poupando esforços para dar essa retribuição ao cidadão”, declara o prefeito Emanuel Pinheiro.

No mesmo dia e local da ‘Alvorada Festiva’ também será realizado um Desfile Cívico de Bandas e Fanfarras, a partir das 16h. Segundo a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o evento tem como objetivo incentivar a cultura musical nas escolas públicas, proporcionando aos jovens e adolescentes a oportunidade de desenvolver suas aptidões musicais e desta forma mantê-lo distante dos riscos sociais.

O projeto pretende ainda incentivar os jovens participantes a interagir com outros segmentos culturais, por meio da música e outras manifestações das tradições e costumes cuiabanos.  

“A necessidade do fortalecimento das bandas e fanfarras e o intercâmbio estudantil entre os alunos de escolas públicas e privadas de Cuiabá e de outros municípios, é muito importante. Neste sentido, montamos essa programação que ajuda a estreitar essa inteiração”, comenta o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

Também no dia do aniversário de Cuiabá, será realizada a 2ª edição do Refestela Cuiabá, às 18h, na Praça 8 de Abril. O evento acontecerá seguindo o mesmo padrão de segurança e organização da edição de 2022, em que mais de 16 mil pessoas prestigiaram quatro dias de festa.