NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Estudantes de dez escolas da rede pública municipal participam de concurso

Cerca de 300 estudantes do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental de dez (10) unidades da rede pública municipal de ensino de Cuiabá estão participando do Concurso “Páscoa Solidária”. Criado pela Rede Comper de Supermercados, o concurso premia unidades educacionais públicas de Mato Grosso, e de outros três estados, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Santa Catarina.

A proposta é que as escolas usem a criatividade fazendo uma escultura com materiais recicláveis, com potencial para ser reutilizada.  O material reciclado deve ser obtido com a ajuda dos estudantes. O tema do concurso este ano é sustentabilidade e futuro, com foco na Páscoa.

Promovido para incentivar crianças de escolas públicas o concurso é também uma ação cultural, social e de educação ambiental.

As escolas estão divididas em três grupos – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal/Santa Catarina. Cada escola recebeu um kit com material de apoio para a confecção das esculturas. A escola vencedora de cada um dos três grupos receberá R$ 10 mil para aquisição de materiais didáticos e realizar melhorias no ambiente escolar.

A coordenadora de Programas e Projetos da Coordenadoria Técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Guimarães falou sobre a iniciativa. “Além da premiação, que deve ser investida na área pedagógica, o concurso promove a conscientização ambiental, agregando valor à formação dos estudantes”, destacou Marcela Guimarães.

A professora Maria Aparecida Martins, responsável pela Biblioteca da unidade, e que está desenvolvendo a atividade com os estudantes, junto com a professora de sala de aula, disse que a expectativa é grande. “Os estudantes participaram desde o inicio trazendo o material reciclável que será utilizado para outras atividades dentro da unidade. A proposta do projeto é contribuir com o meio ambiente e, essa conscientização estamos fazendo com os estudantes”, disse ela.

O período de votação será de 3 a 9 de abril e a divulgação dos ganhadores no dia 11 de abril.

Estão participando do concurso as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Prof. Francisval de Brito, Celina Fialho Bezerra, Prof.ª Elza Luíza Esteves, Prof.ª Joana Dark da Silva, Prof.ª Gracildes Melo Dantas, Prof.ª Guilhermina de Figueiredo, Prof. Filogônio Correa, Prof. Rafael Rueda, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e Cel. Octayde Jorge da Silva.