NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Prefeitura de Cuiabá apresenta Plano Diretor de Arborização Urbana durante audiência pública

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SEMADES), apresentou durante audiência pública na noite dessa segunda-feira (3), na  Câmara Municipal, o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU).

O estudo de arborização deve ser  inserido nos programas, planos e projetos de gestão urbana e deve integrar espaços livres, áreas verdes e remanescentes florestais para a proteção da biodiversidade e uma melhor qualidade de vida para à população cuiabana. 

Da equipe de elaboração do PDAU, o professor e doutor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), João Vicente de Figueiredo Latorraca, esclarece que apesar das discussões técnicas, os trabalhos só irão funcionar com a ajuda da população. 

“O Plano Diretor deve ser revisto a cada 5 anos, mas o diagnóstico de arborização tem que ser feito a cada 15 anos. Porque o diagnóstico baliza todo o planejamento que será desenvolvido durante a execução do projeto, plantio, manejo e gestão.  Nesse Plano temos que ter a educação ambiental, que é a participação da população, porque caso o contrário, não será executado. Esse estudo é importante para qualquer cidade que queira ter um pouquinho de desenvolvimento sustentável em todos os sentidos, seja ele econômico, social ou ambiental. Em breve, todas as cidades terão de elaborar um  Plano Diretor. Já existe um projeto de lei que disciplina o Plano Nacional de Arborização e vai definir isso para as cidades com mais de 20 mil habitantes a obrigação nesse sentido. E então, Cuiabá está de parabéns e o Legislativo também. É importante frisar que precisamos de conhecimento técnico, mas precisamos muito mais da população para um resultado de curto, médio e longo prazo”, esclareceu. 

O secretário adjunto de Meio Ambiente de Cuiabá, Oséas Machado,  citou os desafios para que Cuiabá aplique as redes subterrâneas de energia elétrica e destacou a importância para Cuiabá resgatar o título de  “Cidade Verde”.  “Quero dizer sobre a importância deste trabalho de arborização da cidade. Temos a dura missão de substituir a rede de energia em postes para que sejam subterrâneas, preservando o espaço de arborização. É um trabalho árduo, caro e que exige intenso planejamento. Temos muitos lugares em que não podemos deixar as árvores crescerem por causa da fiação, por isso temos que pensar nesse projeto para deixar as árvores livres para crescer”, concluiu.

Autor da audiência pública, o vereador Renivaldo Nascimento, destaca que, quando bem manejadas, as árvores urbanas proporcionam benefícios sociais, ambientais e econômicos. “É muito importante a promoção desse debate, mais uma fase da construção do  Plano Diretor, onde vamos definir todo o projeto de arborização e planejamento. Vamos voltar a Cuiabá com o título de Cidade Verde. Em cada bairro teremos de forma específica o que plantar e onde plantar. Então vai ser definido e delinear a arborização para os próximos anos.  É um planejamento de Cuiabá para o futuro”, esclareceu. 

EQUIPE DE ELABORAÇÃO PDAU    

Prof. Dr. João Vicente de Figueiredo LatorracaEngenheiro Florestal, Coordenador do Curso de Pós-graduação em Arborização urbana e Coordenador doNúcleo de Pesquisa em Qualidade de Árvores e Madeira.

Prof. Dr. Alexandre Monteiro de CarvalhoEngenheiro Florestal responsável pelo Laboratório de Gestão e Processamento de Madeiras e ResíduosFlorestais. 

Prof. Dr. Hugo Barbosa AmorimEngenheiro Florestal responsável pelo Laboratório de Inventário Florestal. 

Prof. Dr. Bruno Araujo Furtado de MendonçaEngenheiro Florestal responsável pelo Laboratório de Geotecnologias Aplicadas ao Estudo dos RecursosNaturais 

Tony SchuringDiretor de projetos públicos e parcelamento do soloSecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável 

Felipe Vieira DiasDiretor de Gestão AmbientalSecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável        

Confira a apresentação ao final da matéria