NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Resultados das ações do Planejamento Estratégico de 2022 serão apresentados quarta-feira (12)

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quarta-feira (12), às 9h, reunião de resultados das ações estratégicas executadas pelo município em 2022 do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos municípios (GPE).

O encontro, que será realizado de forma híbrida, será reunirá representantes de cada pasta do Município, no Salão Nobre do Palácio Alencastro. O evento é coordenado pelo TCE/MT e executado pela Secretaria Municipal de Planejamento de Cuiabá.

Durante o encontro,  que será retransmitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) via youtube e plataforma virtual Zoom, serão evidenciadas as várias ações estratégicas na perspectiva da sociedade, dentre elas, as demandas indicadas pelos Conselhos de Políticas Públicas.

“Esse sistema, inserido na nossa gestão desde o primeiro mandato em 2017, tem como proposta elevar o padrão da administração pública visando a melhoria na qualidade dos serviços prestados de forma humanizada, fundamentado no modelo gerencial e com foco em resultados para o cidadão”, declarou o chefe do Executivo Municipal, prefeito Emanuel Pinheiro.

A ação, realizada mensalmente, cumpre as diretrizes estabelecidas no Programa GPE do TCE-MT. Esse sistema de monitoramento e acompanhamento das ações, foi firmado através de convênio em 2017, sendo essa uma das principais premissas da gestão Emanuel Pinheiro, que é de estabelecer a cultura do planejamento em todas as secretarias da Prefeitura de Cuiabá.

A temática escolhida para Cuiabá e definida pelo TCE será a apresentação dos Resultados Estratégicos 2022, com case:  Gestão Estratégica Municipal alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ONU. Foram elaborados gráficos demonstrativos com a evolução das metas (2017 a 2022) para os objetivos voltados às perspectivas do cidadão, definidos nos eixos da Agenda Cuiabá 2030, compromisso assumido pela Prefeitura de Cuiabá atendendo aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 169 metas e os 10 princípios do Pacto Global da ONU, que estabelece estratégias de planejamento nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

O Programa GPE foi instituída em 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos. Substituindo o antigo Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI), o GPE é um sistema de apoio ao desenvolvimento das políticas públicas municipais, executado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A ferramenta é aplicada em todas as áreas de atuação do Município. Na Prefeitura, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Planejamento. Isso assegura o cumprimento das políticas públicas municipais ligadas à saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social, entre outros.

“De forma geral, percebe-se forte envolvimento das pessoas na gestão do planejamento estratégico no município. Temos que continuar trabalhando, pois essa é uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro, trabalhar com transparência e segurança”, finalizou o secretário municipal de Planejamento, Éder Galiciani.

A dinâmica de apresentação foi definida pelo TCE, sendo:

1ª hora – 9h às 10h: Abertura oficial com Presidente José Carlos Noveli; Adjair Roque de Arruda (Secretário de Planejamento do TCE); Neurilan Fraga (Presidente da AMM); Reitor da UFMT, 3 prefeitos representando municípios e Guilherme Almeida (Subsecretário do TCE).

2ª hora – 10h às 11h30: Apresentação de Cuiabá.