NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Secretaria Municipal de Educação e equipes gestoras reforçam medidas de prevenção

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias Municipais de Ordem Pública e de Educação, fortaleceu as medidas de segurança nas 169 unidades da rede pública de ensino. Na última sexta-feira (14), a secretária de Educação, Edilene Machado e o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales estiveram reunidos com os vereadores que integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal. Durante a reunião, realizada na Secretaria Municipal de Educação, os secretários falaram sobre as ações reunidas no Decreto 9.605/2023, editado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e anunciado na semana passada.

A secretária de Educação Edilene Machado destacou medidas já adotadas pelas unidades e algumas  em fase de implantação como o remanejamento dos Técnicos em Manutenção e Infraestrutura na função de Vigilantes (TMIE – Vigilantes), que passarão por formação; a instalação de câmeras (59 unidades já possuem o sistema de monitoramento eletrônico) e o lançamento do programa de prevenção e combate ao bullying, edição 2023.

“A segurança pública é competência do Estado mas, enquanto Município, adotamos medidas em parceria com a Secretaria de Ordem Pública e estamos implementando outras. Nesse momento temos que unir todos os poderes, todas as forças, todas as esferas para que possamos superar essa nova realidade e garantir a segurança à comunidade escolar”, disse a secretária de Educação Edilene Machado.

Além da criação de um grupo de trabalho de prevenção e combate à violência nas escolas municipais de Cuiabá e de um canal de comunicação exclusivo para que os gestores possam informar as autoridades competentes sobre denúncias, foram ampliadas as rondas nas imediações das unidades e o número do efetivo e de viaturas do projeto “Anjos da Guarda” que está visitando as unidades e monitorando a entrada e saída dos  estudantes.

Edilene Machado disse que o Município aderiu ao programa que para a instalação de câmeras com visão  externa das unidades, do botão do pânico, entre outras ações do Governo do Estado. Além disso, no âmbito municipal,  será ampliada para todas as unidades a vigilância eletrônica. Essas medidas, anunciadas na semana passada pelo prefeito Emanuel Pinheiro,  foram detalhadas aos vereadores.  

Sobre o remanejamento de vigilantes que atuam no período noturno e durante os finais de semana nas unidades,  Edilene Machado disse que essa é uma medida necessária neste momento e que os profissionais apenas passarão  a exercer suas atividades, no período diurno.