NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Prefeitura assina termo de cooperação do aplicativo ‘Irriga Cuiabá’ desenvolvido em parceria com a UFMT

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), assinou, na manhã desta segunda-feira (24), o termo de adesão ao aplicativo de estímulo ao crescimento da agricultura familiar no município, ‘Irriga Mais’. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio Alencastro. 

A nova ferramenta tecnológica, idealizada pela gestão Emanuel Pinheiro, já se encontra disponível para adesão nos sistemas Android e IOS, de forma gratuita, com o propósito, auxiliar os pequenos e médios produtores rurais no cultivo e expansão de suas produções, via fornecimento de informações técnicas concisas de irrigação, nutrição e alimentação e manejo da terra, agregando diversas cadeias alimentícias cultivadas em territórios de até um hectare. 

O secretário da SMATED, Francisco Vuolo, destacou que é a iniciativa compreende outras ações que já implementadas pela administração atual, como por exemplo, o Cuiabanco e o Agro da Gente, pautadas pela promoção da autonomia dos assistidos com eixo na geração de emprego e renda. 

“É um grande desafio que Cuiabá tem de promover o cenário adequado aos produtores durante todo o ano. A distribuição de água é indispensável nesse processo, seja em épocas de seca como favoráveis. Nesse sentido, a Prefeitura de Cuiabá, em conjunto com a UFMT, desenvolveu um aplicativo para poder atender os produtores de pequena de propriedade em até um hectare, explicando questões como cultura, tipo de fornecimento de água para poder fazer com que o produtor possa planejar de forma garantida. Existem várias etapas, essa é apenas a primeira versão, o primeiro passo ao longo do planejamento, com apoio técnico do programa Agro da Gente e financeiro, representado pelo Cuiabanco”, explicou Vuolo. 

O reitor da UFMT, Evandro Soares, elogiou as condutas populares adotadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro em favor da sociedade cuiabana e afirmou que às exceptivas vindouras são as melhores, valorizando as famílias do campo. 

“O prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns por tudo que está promovendo, com projetos bem pensados, sempre em buscas de parcerias sólidas, que atendem aos interesses, garantindo a comida na mesa das famílias do campo. Estamos muito otimistas com tudo que já vimos, demonstramos que estamos caminhando na direção certa”, frisou. 

A moradora do Assentamento 21, Terezinha Lopes, proprietária de uma hidroponia, segmento no ramo de hortaliças, comentou que o ‘Irriga Cuiabá’, irá auxiliar no aumento da semeadura, evitando desperdícios. “Gostei muito, as vezes temos dúvidas, agora vamos poder plantar mais sem prejuízos”, reiterou. 

Saiba mais: Aos interessados em associar-se, basta acessar o link: Irriga Cuiabá (clique aqui).