NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Aniversário de Cuiabá: Concerto da Sinfônica da UFMT e Flávio Venturini reúne mais de 12 mil pessoas no Parque das Águas

Uma apresentação apaixonante e de riqueza cultural. Assim pode ser descrita a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com  participação especial de Flávio Venturini, cantor, tecladista, pianista e compositor brasileiro. O evento, realizado no domingo (23), integra a programação do aniversário de 304 anos da capital promovido pela Prefeitura de Cuiabá, e teve como palco o belíssimo Parque das Águas. A estimativa é de que mais de  12 mil pessoas assistiram à apresentação. 

Com os sucessos Criaturas da Noite, Todo Azul do Mar, Mais Uma Vez, Linda Juventude e Espanhola, a beleza da apresentação fez a plateia aplaudir em pé a apresentação.

“O resultado não poderia ser diferente. A população cuiabana atendeu ao convite da Prefeitura de Cuiabá para prestigiar esse fabuloso espetáculo musical. Não há o que falar da Orquestra da UFMT e do extraordinário Flávio Venturi. É essa a premissa da gestão Emanuel Pinheiro, proporcionar esses momentos de lazer e incentivo à cultura de forma gratuita a população que não tem acesso a esses eventos e realizado em parques e praças públicas da capital. Até o mês de junho, a população será agraciada com outros eventos e entregas. Agradecemos a participação da comunidade que mais uma vez atendeu ao nosso chamado”, declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

O aposentado Joselito Albues Junior, 86 anos, cuiabano de ‘tchapa e cruz’, ao saber do evento comemorativo ao aniversário da capital, não pensou duas vezes em aproveitar. Ele conta que se organizou para chegar cedo e aproveitar em bom lugar para assistir à apresentação.

“Tive a honra de fazer uma pequena viagem ao tempo. Época bem vividas na minha juventude na cidade do Rio de Janeiro. Sou fã do Flávio Venturini desde a época da banda 14 Bis. Foi maravilhoso. Os envolvidos estão de parabéns. Foi muito bom”, garantiu Joselito.

Convidado especial da noite, Flávio Venturini, contou que o evento foi especialmente preparado para presentear a população. Segundo ele, essa é a quinta vez que trabalha com a orquestra em um concerto na capital.

“Uma das músicas apresentadas foi intitulada como ‘Interior’, que retrata Chapada dos Guimarães, um dos lugares mais exuberantes que conheci.  Há cada vinda a nossa querida e, estimada Cuiabá, é um presente. Cuiabá é uma cidade acolhedora, com suas belezas naturais que encanta quem por aqui passa. Estou muito feliz com essa maciça participação do público”, destacou Flávio, que teve canções gravadas e regravadas por outros nomes, como Milton Nascimento, Beto Guedes, Renato Russo, Emilio Santiago, Alcione, Roupa Nova, Tito Madi, André Mehmari, Paulinho Pedra Azul, MPB-4. Já no exterior, suas canções ganharam versões de Pat Metheny, Herbie Hancock, Jane Monheit, Jack Dejonette, Charlie Haden e Michael Brecker. 

“É isso que nos motiva continuar fazendo música para a população. Música é vida. Espetáculos como esse enaltecem a cultura e popularizam o erudito. Foi emocionante, ver as pessoas entrando na sintonia e cantando com a gente. É fascinante”, comentou o maestro da Sinfônica, Fabrício Carvalho.

“Parabéns, parabéns e parabéns. Esse foi mais um evento que integra toda uma programação especial para comemorar os 304 Anos de Cuiabá. A gestão Emanuel Pinheiro pensa nas pessoas, uma administração humanizada, que cuida das pessoas, e se preocupa com a valorização. Queremos transformar Cuiabá em uma cidade cada vez mais pujante. Queremos proporcionar aos cuiabanos a alegria de viver e ter o prazer de morar em Cuiabá”, destacou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

O secretário reforçou de que além do evento cultural, a programação contempla o social. “Os alimentos arrecadados, um quilo por pessoa que compareceu para assistir ao espetáculo,  serão doados às instituições sociais por meio do projeto Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (Sesc MT)”, finalizou o secretário.

O espetáculo, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer em conjunto com a UFMT, por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), contou também com o apoio do Sesc Mato Grosso, Shopping Três Américas , Fundação Uniselva e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.