NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Secretária de Educação faz balanço das ações implantadas na rede para garantir mais segurança para a comunidade escolar

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um balanço, nesta quarta-feira (10), sobre as medidas de segurança adotadas na rede pública municipal de ensino, em cumprimento ao Decreto 9.605/2023.

Edilene Machado disse que as ações visando a segurança começaram a ser adotadas na rede pública municipal de ensino, atendendo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro,  a partir de 2019 com a adoção de várias medidas, entre elas a instalação de câmeras de vigilância eletrônica nas primeiras 50 unidades.  No último mês de abril, 40 unidades receberam o sistema e, a partir do dia 9 de maio, a Secretária de Educação assinou ordem de serviço para instalação em mais 40. “Até a primeira quinzena do mês de junho, 100 % das unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá terão câmeras de vigilância eletrônica implantadas”, destacou a secretária Municipal de Educação. 

Em relação às medidas preventivas implementadas estão a recepção e entrega dos estudantes no portão de entrada, em horários pré definidos; atendimento de pais ou responsáveis com agendamento prévio; informação às autoridades policiais competentes, sobre as ocorrências suspeitas e o registro de Boletim de Ocorrência. O município também intensificou as rondas do Programa Anjos da Guarda nas imediações das unidades.

Sobre a atuação dos vigilantes, a secretária Municipal de Educação disse que é mais um olhar de cuidado em relação à comunidade escolar. “Os vigilantes vêm somar à equipe gestora durante o período de aulas, trazendo mais esse olhar atento em relação ao fluxo de pessoas e à rotina escolar, proporcionando uma maior segurança para estudantes, profissionais e pais”, ressaltou Edilene Machado.  

Para atuarem nesse momento excepcional, os Técnicos em Manutenção e Infraestrutura, que desempenham a função de Vigilantes, receberam capacitação no mês de abril. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública, com orientações do secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Emanoel Sales da Silva e do secretário adjunto de Segurança Pública de Cuiabá, Rachid Mohamed Hassoun.  “O encontro foi extremamente importante para esclarecer as medidas definidas no Decreto Municipal, e orientar a atuação de monitoramento dos profissionais vigilantes dentro das unidades. A prioridade da gestão é fazer com que o espaço escolar seja um ambiente adequado para as vivências e aprendizagens”, salientou a secretária.