NOTÍCIAS

Centro Carioca do Olho acelera atendimentos e Rio zera fila de glaucoma no Sisreg – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Hoje, quem precisa de atendimento para glaucoma tem sua consulta agendada com celeridade – Edu Kapps/Prefeitura do Rio

Feito expressivo na área da oftalmologia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) zerou a fila para consultas e procedimentos relacionados ao glaucoma,  doença causada pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo óptico e pode levar à cegueira. A marca foi impulsionada pela inauguração do Centro Carioca do Olho (CCO), em fevereiro deste ano. Em apenas quatro meses, a demanda de mais de 3.600 usuários foi atendida e, hoje, quem precisa de atendimento para glaucoma tem sua consulta agendada com celeridade.

Além do CCO, a ampliação do número de unidades conveniadas é uma frente que a atual gestão vem trabalhando desde quando assumiu a SMS. Hoje não há demora para o agendamento, enquanto em janeiro de 2021 o tempo médio de espera para uma consulta de glaucoma era de dois anos e quatro meses.

O diretor do CCO, Rodrigo Pegado, aproveita o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado nesta sexta-feira (26/5), para destacar a importância de o usuário ser encaminhado para o serviço especializado de oftalmologia o mais breve possível em caso de suspeita da glaucoma.

– Quanto antes for feito o diagnóstico do glaucoma, maiores as chances de controlarmos a evolução da doença e preservarmos a visão do paciente. Por isso, toda a agilidade no processo entre o momento da suspeita da doença até o paciente chegar no consultório do especialista é tão decisiva. O CCO, um hospital do olho de ponta, com certeza tem grande influência nesse resultado para o Município do Rio. Os cariocas ganharam um polo de referência para garantir sua saúde oftalmológica – diz Pegado.

Centro Carioca do Olho

O Centro Carioca do Olho integra o Super Centro Carioca de Saúde, localizado em Benfica, que recebe pacientes das 237 clínicas da família e centros municipais de saúde de toda a cidade, encaminhados exclusivamente pelo Sisreg, de forma integrada, eficiente e sem burocracia, com data e hora marcadas.

O CCO conta com equipamentos de grande precisão e tem capacidade para realizar consultas, exames, tratamentos ou cirurgias, como catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, retina, oftalmopediatria. Outro serviço disponível na unidade e fundamental para a população é a Ótica SUS, que faz a dispensação de óculos de grau para os pacientes. São 50 modelos de armação disponíveis e capacidade para fornecer 24 mil óculos por ano.

O CCO está ainda se habilitando e preparando a operacionalização para que, ao longo de 2023, possa começar a realizar transplantes de córneas.

Compartilhe

Categoria:

  • 26 de maio de 2023
  • Marcações:

    Notícias

    GM-Rio vai atuar com 245 agentes no jogo entre Flamengo e Cruzeiro no Maracanã

    26 de maio de 2023

    Região do Estádio Nilton Santos terá interdições para jogo do Botafogo pelo Campeonato Brasileiro

    26 de maio de 2023

    Bairro Maravilha ganha destaque em plataforma internacional sobre desenvolvimento sustentável

    26 de maio de 2023

    Corrida do Corpo de Fuzileiros Navais no Aterro terá esquema especial de trânsito

    26 de maio de 2023

    Nova fase do programa Reviver Cultural atrai projetos para lojas que estão fechadas no Centro

    26 de maio de 2023

    < Voltar