NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Gestão Emanuel Pinheiro investe na qualificação profissional dos servidores da Educação

Em consonância com a Política Educacional da rede pública municipal de ensino – Escola Cuiabana -, a gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação retoma o curso de qualificação profissiona para os técnico de nível médiol. Nesta terça-feira (27), às 18h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso será realizada a aula inaugural da qualificação. Nesta edição, 2023/2024, serão atendidos 410 técnicos da Educação inscritos para o curso em 2020, suspenso devido ao período pandêmico. Também são critérios para os participantes, terem concluído o Estágio Probatório e confirmarem suas inscrições até o dia da Aula Inaugural.

O curso tem como público alvo os Técnicos em Administração Escolar (TAE); Técnicos em Nutrição Escolar (TNE); Técnicos em Multimeio Didático (TMD) e os Técnicos em Manutenção e Infraestrutura (TMIE), nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) e Motoristas.

A qualificação integra o novo Programa de Formação da Rede Municipal conforme o Plano de Cargo e Carreira, que é descrito na Lei Orgânica dos Profissionais da Educação e as metas do Plano de Desenvolvimento Integrado da administração municipal.

“A gestão Emanuel Pinheiro tem como prioridade a implementação de ações com foco no desenvolvimento profissional e valorização dos servidores. Por outro lado, são inúmeras as demandas formativas existentes. Diante desse contexto, a Secretaria Municipal de Educação reelaborou o Programa de Formação da Rede Municipal a fim de potencializar as ações e estratégias realizadas com foco no desenvolvimento profissional dos servidores da Educação e reestruturou o Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional. O curso oferece aos profissionais conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que eles possam atuar em seus cargos específicos, contribuindo com a melhoria dos trabalhos em suas respectivas unidades e também valoriza os servidores”, destacou a secretária Municipal de Educação Edilene de Souza Machado.

De acordo com Edilene Machado, para as turmas de 2024/2025 serão abertas novas inscrições no final deste ano.

Após a conclusão do curso, esses profissionais terão a elevação de nível e, consequentemente, a melhoria dos salários.

Curso de qualificação

O curso é organizado em três eixos integrados, de Formação Pedagógica (320 horas/aula), Formação Específica (320 horas/aula) e Prática Profissional Supervisionada (200 horas/aula), no formato on-line e presencial (80% das atividades serão on-line e 20% presencial).

Cada eixo é composto por módulos por meio dos quais serão trabalhados os conteúdos formativos e os módulos serão desenvolvidos em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 SERVIÇO

Aula Inaugural – Curso Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional

Data: terça-feira, 27 de junho

Hora: 18H30

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso