NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Ampliação e revitalização transformarão Mercado do Porto em um novo ponto turístico e cultural da cidade

Você sabia que o Mercado do Porto, símbolo cultural e econômico de Cuiabá está passando por um grande processo de ampliação e revitalização, após quase 30 anos de existência? O novo espaço é um antigo sonho do prefeito Emanuel Pinheiro e dos permissionários, que há muitos anos aguardam melhorias no local, mas que só agora estão vendo o sonho se tornar realidade.

Muito em breve, a população que frequenta o Mercado do Porto poderá conferir a nova estrutura, elaborada para abrigar com comodidade tanto os comerciantes, quanto os visitantes. “O Mercado do Porto já é um local utilizado como ponto de encontro dos cuiabanos. Com a nova estrutura, moderna e climatizada, será um cartão postal da capital, onde moradores e turistas vão celebrar a riqueza da culinária, da arte, da cultura e das histórias cuiabanas”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A nova estrutura do mercado do Porto contará com dois pisos climatizados, proporcionando conforto em qualquer estação do ano. Aqueles que gostam de saborear as delícias da gastronomia cuiabana poderão fazer suas refeições em uma ampla praça de alimentação, que contará com 18 lojas, entre restaurantes e lanchonetes.

Para quem gosta de fazer compras, 36 lojas variadas estarão à disposição, com opções como queijos, doces, condimentos, cereais, entre vários outros. Outra novidade é a acessibilidade, que foi uma das prioridades durante a construção. O prédio tem uma rampa, que fica na entrada da lateral do Mercado e os banheiros também contam com ferramentas para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida. Na parte de fora haverá tendas onde ficarão os boxes que vendem os produtos de hortifrutigranjeiros, açougues e pescados.

E as novidades não param por aí. A segunda etapa da obra envolve a reforma completa do espaço atual após a inauguração do novo local, expandindo ainda mais as possibilidades e a infraestrutura do mercado.

“Já entregamos as chaves das lojas aos permissionários, para que eles possam fazer as adequações necessárias em seus respectivos espaços. A expectativa é entregar uma estrutura durável e atraente, que se tornará um novo ponto turístico na cidade. O novo Mercado do Porto contará com iluminação em LED, asfalto de qualidade, paisagismo, cercas, calçadas e jardins. Nossa intenção é tornar o Mercado do Porto um ponto de referência da cultura cuiabana e um atrativo turístico de destaque”, disse o prefeito.