NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | ‘‘Criança Feliz’ transforma a vida de beneficiárias assistidas em Cuiabá

Beneficiárias e gestantes assistidas pelo programa ‘Criança Feliz’ participaram nesta segunda-feira (10), na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Pedra 90, de uma Roda de Conversa para adesão de novos beneficiários e permanência daqueles que já são assistidos. Estiveram presentes 21 mulheres, entre mães e gestantes que aprenderam um pouco mais sobre o programa, a fim de promover o interesse na participação efetiva das famílias e fidelizá-las enquanto as crianças estiverem dentro do perfil. A atividade ocorrerá também, a partir das 14h desta terça-feira (11), no Cras do Novo Esperança.

Uma das beneficiárias assistidas pelo programa Criança Feliz, no Cras do Pedra 90, conta que sua vida mudou completamente desde a primeira visita em sua casa de uma representante da equipe.

Com três filhos, sendo o menor com dois meses, onde descobriu que estava grávida já no sétimo mês pois estava amamentando do segundo, Naytiara Martins de Souza e Silva conta que se tivesse sozinha, não sabe como seria.

“Depois que o programa entrou na minha vida, a palavra é gratidão. Sempre que preciso sou assistida em todos sentidos. O meu muito obrigada. Os meus dias ficam melhores quando participo de encontros do programa”, comentou.

“Quando ouvimos depoimentos como esse, nos deixa feliz e com a certeza de que estamos no caminho certo. Que o programa Criança Feliz, executado em Cuiabá, tem atingido com seu objetivo, atender não só as mães com o desenvolvimento dos seus filhos, como também as mães nos aspectos pessoais, como o aumento da auto estima e vontade de mudar de vida”, declarou a coordenadora do programa Criança Feliz em Cuiabá, Michelle Machado.

As unidades de Cras que participam do programa são dos bairros Jardim Araçá, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.

A atuação do programa tem uma contribuição fundamental para o desenvolvimento integral da criança, bem como para o fortalecimento do vínculo familiar. “O Programa Criança Feliz é um programa do Governo Federal que foi instituído por meio de um decreto de 2016, assim que o prefeito Emanuel Pinheiro assumiu a gestão. Então, o programa aplica todo esse trabalho de grande valia aqui na capital, e isso é motivo de muito orgulho. O programa visa o desenvolvimento integral na primeira infância, de 0 aos 3 anos, porque é o momento em que vemos a criança aprendendo coisas novas e também o fortalecimento do vínculo familiar, com o estreitamento dos laços familiares. Então, esses beneficiários recebem total carinho da família, por conta das atividades que são passadas pelo programa. É um rol muito grande de benefícios”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Em Cuiabá, as ações do Programa Criança Feliz foram implementadas por meio do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ:

 

O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta de integração entre a Rede, pois, para realizar o atendimento às famílias beneficiárias do programa, a equipe de colaboradores deve estar totalmente informada sobre os programas e serviços oferecidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Rede, e vice-versa, proporcionando conhecimento e interação de qualidade em prol dos principais objetivos do programa: o desenvolvimento infantil e o fortalecimento do vínculo familiar. O último relatório de atendimento aponta que a iniciativa do Governo Federal contempla 1.080 famílias, sendo 03 crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), 98 gestantes e 978 crianças de 0 a 3 anos de idade. O programa é executado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social nos bairros Jardim Araçá, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.