NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Sugestão de Pauta: Prefeito entrega neste sábado (22), às 8h, a 22ª unidade educacional reformada em seu segundo mandato

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega neste sábado (22), às 8h, a reforma de mais uma unidade da rede pública municipal de educação. Esta será a 22ª unidade reformada e entregue, no segundo mandato da atual gestão Municipal.

A Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Novo Renascer, localizada na Estrada Rio dos Couros, Km 54 – Fazenda Velha, Distrito do Coxipó da Ponte atende 195 estudantes da Educação Infantil (Pré-Escola II) e do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.

Em 2016 (gestão anterior), o bloco das salas de aula foi interditado devido à queda da estrutura de madeira e das telhas cerâmicas. A escola passou a atender em salas modulares.

As obras foram iniciadas em 2020. No entanto, o contrato foi rescindido em maio/2022 por descumprimento do cronograma. No final de 2022, a obra foi retomada por meio de um novo contrato.

Devido a exposição às intempéries causada pela ausência de telhado, a edificação foi muito deteriorada e foi necessário reformar todo o piso granilite. Algumas paredes caíram ao longo do tempo e foram reconstruídas. A cobertura foi totalmente trocada por uma nova, com estrutura metálica, telhas termoacústicas e forro PVC. Toda a rede elétrica foi refeita e os ambientes internos foram reformados (piso, pintura e revestimentos) e todas as esquadrias (portas e janelas) foram trocadas.

A escola ganhou um novo e amplo refeitório e a cozinha foi ampliada e totalmente reformada, inclusive ganhando novas despensas.

A unidade ganhou uma nova área de serviço, abrigo de gás e lixo; os ambientes administrativos foram readequados e hoje a unidade conta com nova sala de professores, sala de coordenação pedagógica, nova secretaria com arquivo e sala de diretor.

Com a reforma, a unidade passou a contar com sala de apoio, sala de leitura e depósito pedagógico anexo à sala de atividades da educação infantil.  Foi construído um novo conjunto de sanitários coletivos (masculino, feminino e acessível – PCD) e o alojamento dos técnicos e seus sanitários específicos foram reformados.

Foi edificada uma nova torre para caixa d’água com capacidade adequada para reserva de incêndio, com 20.000 litros; novo parquinho com grama sintética; novas rampas e elementos de acessibilidade como pisos táteis, guarda-corpo e corrimões, trazendo maior segurança e conforto para a comunidade escolar.

O muro frontal da unidade foi totalmente reformado, sendo que a escola agora conta com novos gradis, paisagismo e identificação. O quiosque passou por melhorias e o piso da quadra foi reformado e pintado. O alambrado também foi reformado.

Para ser entregue à comunidade escolar a escola ganhou novos equipamentos, móveis de escritório e brinquedos pedagógicos.

No total, foram instalados dois (2) novos aparelhos de ar condicionado de 30.000 BTUS; três (3) aparelhos de 36.000 BTUS e cinco (5) aparelhos de 12.000 BTUS. do Programa Climatizar é Humanizar.

SERVIÇO:

Entrega das obras de reforma da EMEBC Novo Renascer

Data: 22/07

Hora: 8h

Local: Estrada Rio dos Couros, Km 54 – Fazenda Velha, Distrito do Coxipó da Ponte