NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | “Impressionada com tamanha magnitude”, conta cadeirante que é frequentadora assídua do Mercado do Porto

Promover a entrega de estruturas adaptadas, resultando em uma sociedade mais inclusiva. Essa é mais uma das determinações da gestão Emanuel Pinheiro ao entregar na última sexta-feira (21), a 1ª etapa da reforma e revitalização da estrutura do Mercado Antônio Moisés Nadaf, o Mercado do Porto.

Cuiabá conta com um novo cartão postal de fomento ao desenvolvimento econômico, ao turismo, à cultura e gastronomia, alicerçados pelo respeito à acessibilidade e ao meio-ambiente. 

“A acessibilidade é um direito fundamental de todos os cidadãos, garantindo que as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida possam participar plenamente da sociedade em igualdade de condições. Além disso, respeitar a acessibilidade é mais do que cumprir leis e normas, é um ato de empatia e consideração ao próximo, promovendo a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O espaço conta com dois pisos, banheiros exclusivos para pessoas com algum tipo de deficiência (PCD), bem como mecanismos que facilitam o acesso dessas pessoas com modalidade reduzida banheiros também contam com ferramentas para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida. Na parte interna na parte interna, além de dispor de rampas, dois elevadores, a fim de garantir maior comodidade não só para os turistas e visitantes, mas como também aos trabalhadores que ali trabalham.

O espaço conta ainda com uma rampa destinada exclusivamente para atendimento aos 18 restaurantes e lanchonetes, que irão funcionar no segundo piso do empreendimento. Um sonho concretizado e esperado há mais de trinta anos. Ainda foram instalados 19 climatizadores.

Quem pode comprovar e aprovar as melhorias executados em um dos espaços públicos mais tradicionais da cuiabania foi o casal João Domingos de Souza e Maria José de Campos, frequentadores assíduos da Feira do Porto há cerca de 30 anos. “Ficamos impressionados com tamanha magnitude. Nós que dependemos de locais com espaços adequados, ficamos muito felizes em saber que o prefeito Emanuel Pinheiro respeita e cuida de nós cadeirantes. Estamos por aqui todos os dias, só não vamos quando não temos condução. De verdade, superou nossas expectativas”, ressaltou Maria. O casal mora num assentamento na região do Altos da Glória.

Nessa primeira etapa, foram entregues 54 boxes definitivos. Os demais, irão atuar provisoriamente (até a conclusão da segunda etapa do projeto) em 16 tendas instaladas (cada uma de 10×10). A administração instalou, na parte externa (tenda), 16 climatizadores ecologicamente adequados e que garantem a redução da temperatura ambiente em até 15º C.

“Respeitar o cidadão é um elemento essencial para garantir a efetivação da acessibilidade. Isso envolve tratar cada pessoa com dignidade, ouvir suas necessidades e opiniões, e considerar suas experiências e perspectivas. E é assim que a nossa administração trabalha. Preocupado em oferecer melhores condições e qualidade de vida à população. Transformar a nossa querida e amada Cuiabá muito melhor para se viver. Esse foi apenas o começo. Temos muito mais entregas pela frente”, finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro.