NOTÍCIAS

Após Governo do Estado ceder médicos, Hospital Universitário federal reabre Emergência Pediátrica

Foto: Marina Correa / Comunicação HU-UFSC

Com médicos pediatras contratados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), unidade federal em Florianópolis, reabre a Emergência Pediátrica a partir de segunda-feira, 11 de agosto, às 7h. O serviço apoiará o Hospital Infantil Joana de Gusmão, unidade própria do Estado, na assistência emergencial pediátrica, com atendimento porta aberta, na Grande Florianópolis.  

“A Secretaria de Estado da Saúde, por determinação do governador Jorginho Mello, apoia a reabertura da emergência pediátrica do Hospital Universitário. Embora o hospital seja federal, a Secretaria considera essencial a colaboração mútua para ampliar a capacidade de atendimento na região. A emergência voltará a funcionar na segunda-feira, oferecendo suporte à rede de saúde da Grande Florianópolis no atendimento pediátrico, que, até então, sobrecarrega o Hospital Infantil Joana de Gusmão. Apesar dos investimentos do Governo do Estado na modernização e revitalização da estrutura, o apoio de outras unidades é fundamental para garantir à população um atendimento digno e adequado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

O governador Jorginho Mello autorizou a contratação de quatro pediatras para atuar na Emergência Pediátrica do HU, no preenchimento das escalas médicas. Entre eles, dois profissionais já iniciaram suas atividades; o terceiro está em processo de apresentação e começará nos próximos dias; e o quarto médico, em breve se juntará à equipe. A cooperação é pelo tempo que o hospital entender necessário. O modelo já é adotado na área de Ginecologia, com a cessão de quatro médicos estaduais ao HU.

A iniciativa busca ampliar as opções de atendimento infantil na capital e região. Atualmente, a demanda está concentrada no Hospital Infantil Joana de Gusmão, que enfrenta sobrecarga em decorrência de casos de doenças respiratórias agudas. No mês de julho foram registrados 6.504 atendimentos na instituição.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, acompanhou pessoalmente as tratativas,  participando de reuniões em Brasília e Florianópolis com representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do Hospital Universitário e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para acelerar os trâmites. Desde maio de 2023, a emergência pediátrica funcionava em sistema “porta fechada”, com atendimento referenciado, encaminhado de outras unidades. 

O anúncio foi feito durante evento de Reinstalação da Divisão de Gestão de Pessoas do HU nesta sexta-feira, 8. Estavam presentes o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, o diretor do HU, Spyros Cardoso Dimatos; a coordenadora de Gestão da Clínica da EBserth, June Barreiros Freire; a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana; o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; e demais servidores da instituição.

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc