A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Comissão de Operacionalização e Acompanhamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Santa Catarina, promove a apresentação do Plano de Aplicação de Recursos 2025, no próximo dia 21 de agosto, às 10h, no Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Na ocasião, serão apresentados, também, os dados sobre uso dos recursos da PNAB no estado em 2024.
Como forma de garantir a transparência de todo o processo, o público presente na apresentação terá acesso aos dados referentes à aplicação dos recursos, de aproximadamente R$ 50 milhões, que compõem o orçamento destinado ao estado em 2025 pela PNAB. Ao longo do início do segundo semestre do ano, a FCC promoveu reuniões de escuta on-line, junto aos setores da sociedade civil interessados em participar com sugestões.
Instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura visa estimular e financiar projetos culturais em todo o Brasil. Ela busca democratizar o acesso à cultura e garantir o pleno exercício dos direitos culturais dos cidadãos.
Em 2024, a FCC promoveu seis editais com os recursos da PNAB, distribuindo R$ 44,8 milhões ao setor cultural catarinense. Foram lançados os editais Circuito Catarinense de Cultura, Prêmio Pontos de Cultura, Revitaliza SC, Conexão Cultural, Expressões Culturais dos Povos Indígenas, Quilombolas e Tradicionais de Santa Catarina e Prêmio Mestres da Cultura Popular, que, juntos, premiaram 1253 proponentes, entre Pessoas Físicas e Jurídicas, de todas as regiões do estado.