NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Novo sistema moderniza gestão acadêmica dos Centros de Educação Continuada em Minas

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu um passo importante para aprimorar a gestão acadêmica dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec). Todas as unidades de ensino Educação a Distância (EAD) passam a contar com o Sistema Cesec, ferramenta on-line que padroniza lançamentos, controles e relatórios, oferecendo acompanhamento mais preciso da trajetória escolar dos estudantes.

SEE / Divulgação

O sistema foi implementado inicialmente, de forma piloto, em dez escolas, e já recebe avaliações positivas das equipes escolares, que apontam ganhos na organização de dados e no monitoramento do desempenho dos alunos.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, destaca que o avanço do projeto ocorre com participação ativa das escolas.

“Os Cesec manifestaram entusiasmo e satisfação com os benefícios do sistema, destacando sua utilidade e potencial para aprimorar o trabalho pedagógico e administrativo. Esse retorno reforça a importância da colaboração entre os diversos atores da rede estadual, evidenciando que a escuta ativa e a mediação qualificada são elementos-chave para o sucesso da implantação em larga escala”, comenta. 

O que é o Sistema Cesec

Desenvolvida em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), a plataforma unifica e otimiza a gestão acadêmica, permitindo associar estudantes aos componentes curriculares, registrar notas e frequências, gerar relatórios e oferecer dados consolidados para planejamento pedagógico e administrativo.

“O lançamento do Sistema Cesec vai permitir um acompanhamento mais próximo da vida escolar dos alunos do Cesec e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Será possível monitorar frequência, presencial ou on-line, acompanhar notas e verificar a evolução acadêmica”, explica o assessor-chefe de Inovação da SEE/MG, Magno Peluso.

O acesso é restrito a diretores, especialistas, assistentes técnicos de educação básica (ATB) e professores. Para os docentes, facilita lançamentos e reduz o tempo gasto com tarefas burocráticas. Para a gestão escolar, garante visão integrada da vida acadêmica e apoio ao planejamento de ações.

Recursos já disponíveis

O novo sistema, desenvolvido pela Prodemge desde a fase inicial, substitui processos manuais e integra os Cesec aos sistemas existentes da Educação. O analista e Scrum Master da Prodemge, Pedro de Barros, explica que a plataforma padroniza lançamentos e controles, associa estudantes aos componentes curriculares, registra notas e frequências, acompanha a vida acadêmica e gera relatórios gerenciais.

“A solução promove padronização e mais clareza nos dados para a SEE e as escolas, permitindo análises muito mais completas das unidades Cesec em todo o estado”, explica. 

Integrado ao Novo Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), oferece gerenciamento de notas com consolidação e análise de desempenho, registro de frequência presencial e EaD, integração com programas federais de transferência de renda e reconhecimento de aproveitamento escolar com base em certificações ou avaliações anteriores. Novas funcionalidades serão incorporadas gradualmente.

Sobre o Cesec

Os Centros Estaduais de Educação Continuada atendem jovens e adultos que não cursaram ou não concluíram os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio na idade prevista em lei. A idade mínima para matrícula é de 15 anos no ensino fundamental e 18 no ensino médio.

A metodologia de ensino, por meio da educação a distância (EaD), possibilita atendimento individualizado, organização flexível do tempo escolar e adequação à disponibilidade do estudante. Para se inscrever em um dos 100 Cesec, basta localizar a unidade mais próxima neste link e efetuar o cadastro presencialmente.