Fotos: Divulgação / Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) reforça nestes meses de verão o monitoramento ambiental na Baía do Saco Grande, em Florianópolis. O trabalho acompanha as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande.
Desde o mês de dezembro, com a elevação das temperaturas e da ocupação populacional com o turismo, as coletas na Baía do Saco Grande para monitoramento de florações anormais de algas são executadas a cada 15 dias. As amostragens ocorrem em três pontos na baía, no entorno da Estação Ecológica de Carijós (ESEC Carijós), sendo um no lançamento do emissário de efluente tratado da ETE da Casan e os outros localizados ao norte e ao sul do ponto de lançamento.
A Companhia também executa coletas para o monitoramento da qualidade das águas superficiais e sedimentos em frequência trimestral, com coletas em sete pontos fixados na baía e outros três em área urbana, ao longo do curso dos rios Pedro Bide e Vadik.
As análises laboratoriais avaliam 22 parâmetros para amostras de água e outros quatro para sedimentos. Também são analisadas características físicas do ambiente, como temperatura e pH da água, assim como oxigênio dissolvido presente na amostra no momento da coleta. O programa de monitoramento de águas superficiais e sedimentos já realizou 24 campanhas de coleta, sendo a primeira em novembro de 2020 e a próxima está prevista para fevereiro.
A análise de indicadores físicos, químicos e biológicos gera dados sobre a atual qualidade ambiental da região e sua evolução ao longo de três períodos: antes, durante e após a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário. Os dados também vão possibilitar avaliar a eficiência do tratamento de efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto João Paulo.
As obras de implantação da infraestrutura sanitária na região têm investimento de R$196 milhões, com recursos obtidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Quando entrar em operação, o sistema beneficiará aproximadamente 33 mil moradores dos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande, além de Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, onde a rede de coleta de esgoto já foi instalada e poderá entrar em operação.