NOTÍCIAS

Gerência Regional de Saúde de Lages trabalha para combater doenças crônicas na Serra Catarinense

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Lages, realizou uma oficina para elaborar um Plano de Ação Regional. O objetivo é fortalecer a implementação das Linhas de Cuidado para hipertensão arterial, diabetes, sobrepeso, obesidade e a atenção à pessoa idosa. O evento reuniu secretários municipais de saúde, coordenadores da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica da região.

A gerente Regional de Saúde, Nalu Júlio, ressaltou a importância do planejamento regionalizado e da integração entre os serviços de saúde. “A oficina, que contou com o apoio técnico da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), promoveu a construção coletiva de estratégias adaptadas às necessidades específicas da Serra Catarinense”, explicou.

Durante o encontro, foram apresentados os diagnósticos municipais, o que possibilitou a troca de experiências e a discussão das realidades locais. A técnica de enfermagem Ketlin Damasceno, da Vigilância Epidemiológica de Lages, apresentou os dados do município. Na sequência, a enfermeira Laura Koech (Capão Alto), a fisioterapeuta Bianca Neves (Anita Garibaldi) e o enfermeiro Pablo Fernandes (Otacílio Costa) detalharam o panorama de seus respectivos territórios. O encontro foi organizado pela Unidade Descentralizada de Atenção Primária à Saúde (UDAPS) da Gersa de Lages. 

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc