As eleições de 2024 na Paraíba trouxeram um dado relevante no tocante ao pleito majoritário. É que 95% dos candidatos que tentaram a reeleição nos 223 municípios do estado saíram vitoriosos.
De acordo com dados da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, a Famup, dos 111 candidatos que tentaram a reeleição na Paraíba, 107 conseguiram vencer nas urnas.
Os últimos dois reeleitos foram conhecidos no último domingo (27), quando Bruno Cunha Lima (União Brasil), em Campina Grande, e Cícero Lucena (PP), em João Pessoa, venceram as eleições nas duas principais cidades do estado e ganharam o direito de gerir os municípios pelos próximos quatro anos, a contar do dia 1º de janeiro de 2025.
No Brasil, o pleito deste ano ficou marcado pelo aumento expressivo de candidatos reeleitos. Dos 3.006 que declararam concorrer à reeleição, 2.444 já obtiveram êxito (podendo alcançar 2.474 após o julgamento da justiça eleitoral), o que representa um percentual superior a 81% de sucesso nas urnas.
Historicamente, o percentual sempre esteve em torno de 60%, com exceção do ano de 2016, quando, devido a uma profunda crise política e econômica, a taxa de sucesso foi de 49%. Quando se considera o total de candidatos eleitos, e não apenas os sujeitos à reeleição, o percentual de candidatos reeleitos foi de 44%.
Texto: Pedro Pereira