NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Prefeito Emanuel Pinheiro destaca abstenção abaixo da média geral e sucesso do concurso público da Secretaria de Saúde

O prefeito Emanuel Pinheiro avaliou a realização do concurso público da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá de maneira extremamente positiva. “Após quase 10 anos, Cuiabá voltou a realizar um concurso para a Secretaria Municipal de Saúde e não poderia ter sido melhor. Tudo aconteceu sem nenhum contratempo, sem problemas no trânsito, sem intercorrências graves e ainda por cima, com um nível de abstenção abaixo da média geral. Eu não poderia estar mais feliz com a condução do concurso e agora vamos aguardar os resultados para que os aprovados possam tomar posse e fazer parte do nosso quadro de servidores da Prefeitura”, comentou. Sensível ao grande número de inscritos, o prefeito determinou tarifa social de R$ 1 na data das provas.

Para o secretário municipal de Saúde, Guilherme Salomão, o certame, que foi realizado neste domingo (29), foi um verdadeiro sucesso. Dos 38.328 candidatos inscritos, 27.815 fizeram as provas para concorrer às 2.162 vagas oferecidas para efetivação imediata e formação de cadastro de reserva para níveis médio e superior.

“Segundo informações do IBFC, banca responsável pela realização do certame, a média geral de abstenção dos concursos é de cerca de 30%. Levando-se em conta que tivemos um alto número de inscritos e que nossa abstenção foi de 27,4%, ou seja, abaixo da média, podemos falar que nosso concurso foi um verdadeiro sucesso. Além disso, mesmo com essa grande quantidade de candidatos, não tivemos nenhum problema detectado, a não ser uma falta de luz em uma escola, o que foi rapidamente resolvido. Agradeço imensamente a todos que estiveram envolvidos na realização deste concurso”, disse o secretário

No período da manhã, entre 8h30 e 12h30, foram aplicadas provas para cargos de nível superior. À tarde, as provas foram para cargos de nível médio, e foram aplicadas das 15h às 19h. Os horários de aplicação das provas de nível médio e superior aconteceram em horários diferentes para possibilitar ao candidato concorrer às vagas nos dois níveis.

As provas foram realizadas em 44 locais, distribuídos em Cuiabá e Várzea Grande, o que evitou que se formassem grandes congestionamentos nas regiões de aplicação das provas e facilitou o deslocamento dos candidatos. Além disso, a tarifa social do transporte público no valor de R$1 real durante todo o domingo, determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, foi um estímulo a mais para os usuários dos ônibus.