NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Abertura do Ano Letivo 2023 terá palestra sobre a neurociência e educação

A Secretaria Municipal de Educação realiza nesta sexta-feira (3), às 8h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a Aula Inaugural do Ano Letivo, primeiro ato da Autoridade Executiva Municipal referente à Educação em 2023. Na rede pública municipal de ensino de Cuiabá, as aulas para os mais de 56 mil estudantes já matriculados em 170 unidades, começam no dia 6/02.

Na modalidade híbrida, a Aula Inaugural terá como tema da palestra, ‘Os Desafios da Educação Contemporânea’, ministrada pela Prof.ª Drª. Leonor Bezerra. Participarão de forma presencial, as equipes gestoras das unidades educacionais e os demais profissionais da rede municipal e instituições filantrópicas conveniadas poderão acompanhar, simultaneamente, pelo Canal da Escola Cuiabana, no YouTube.

Palestrante

A Prof.ª Drª Leonor Bezerra é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Neuropsicologia pela Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Possui mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) e doutorado em Biologia Celular pela UFMG. Até 2016 foi professora associada na UFMG, quando se aposentou.

Desenvolveu projetos, com adultos e crianças, que investigaram aspectos das neurociências que influenciam o contexto da escola como atenção, leitura, regulação emocional e habilidades sociais.

É autora do livro ‘Neurociência e Educação: como o cérebro aprende’ (Artmed, 2011) e ‘Neurociência e Educação: olhando para o futuro da aprendizagem’, junto com a pedagoga Ana Luiza Neiva Amaral, publicado pelo SESI/DN (2022).

De acordo com a professora Leonor Bezerra, desde o nascimento, o ser humano aprende algo novo todos os dias. “É por meio da interação entre as pessoas, e com o meio ambiente, que se dá a aquisição de novos conhecimentos e, a partir disso, podemos modificar os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstradas, ganham-se competências para realizar novos feitos que serão relevantes para a sobrevivência, seja essa sobrevivência a busca da saúde e bem estar ou a realização profissional e pessoal. Aprender é uma característica intrínseca do ser humano”, disse ela.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre o tema da Aula Inaugural 2023 e destacou a contribuição da palestrante, na formação continuada dos profissionais da rede. “A Dra. Leonor Bezerra vem somar com os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação uma vez que o foco da gestão Emanuel Pinheiro é a aprendizagem dos estudantes. Entender como se dá o ‘aprender’, tornando o professor um pesquisador, contribuirá de forma significativa com o processo ensino aprendizagem sendo esta uma das soluções para universalizar as habilidades dos estudantes atendidos na rede pública municipal de Cuiabá”, salientou a gestora.

Serviço:

Aula Inaugural do Ano Letivo 2023

Data: sexta-feira, 3/02

Hora: 8h30

Modalidade: híbrida

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso – presencial para equipes gestoras das unidades educacionais da rede pública municipal de educação

Transmissão (simultânea) pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube – demais profissionais da rede pública municipal de educação e instituições filantrópicas conveniadas.