NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Equipes das unidades de Saúde da Guia e Rio dos Peixes reforçam ações à população

Médicos, enfermeiros e técnicas de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Guia e do Rio dos Peixes, realizaram ações preventivas conjuntas no sábado (10). As medidas atenderam aos moradores das comunidades de Laginha, Barreiro Branco e do Coxipó do Ouro.

No total, foram realizadas  20 consultas clínicas e diversos procedimentos como aferição de pressão, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e vacinas, além de cinco encaminhamentos especializados, na sexta-feira (10) e sábado (11).

“Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia o atendimento e se mantém próxima daqueles que possuem dificuldades para ir ao médico. Muitos deles ainda têm a cultura de procurar médico quando não tem mais jeito de resolver em casa. Sendo que a orientação é prevenir justamente para evitar piora do quadro clínico”, explicou a coordenadora da Regional Rural, Marinete de Oliveira Ribeiro.

Na localidade de Laginha, por exemplo, foram aplicadas 15 doses de vacinas para atualização de cartão de vacina, a maioria em adultos. Também foram realizados dois atendimentos em domicílio, a  cadeirantes.

O trabalho contou com o médico Jhonatan Borges e a enfermeira Carolina Carvalho e as técnicas de enfermagem Sulbene Pereira e Leidvânia Batista Santana.

“A maior vantagem da equipe se deslocar  até as localidades mais distantes, é justamente facilitar o acesso. Percorremos cerca de 25 quilômetros.  Cinco encaminhamentos foram feitos, entre eles para ortopedia e cardiologia. Foi produtivo, com distribuição de folhetos informativos na vizinhança e esclarecimentos sobre a importância da vacina”, explicou a enfermeira Carolina Carvalho.

Na região da UBS do Rio dos Peixes foram  12 atendimentos realizados, sendo oito  no Barreiro Branco e outros quatro  do Coxipó do Ouro, com acompanhamento do médico Wanderley Ribeiro e da enfermeira Denise Martins. Participaram da ação,  a dentista Dea Della, a médica Natacha Antunes e as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) Jane de Abreu e Edinéia da Silva Figueiredo e Leila Soares Viana, do administrativo.